Vasco vence fora de casa e sobe para o quinto lugar

O Vasco venceu neste domingo, por 1 a 0, o Atlético Goianiense, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Após dois empates, contra Figueirense e Grêmio, a equipe cruzmaltina conquistou três importantes pontos fora de casa, chegou aos 11 e subiu para o 5.º lugar na tabela de classificação. Já o Atlético, além de não conseguir manter uma regularidade, permaneceu com 7 pontos e caiu para a 12.ª colocação.

O Vasco deu o pontapé inicial da partida e já se lançou com tudo ao ataque. Antes mesmo de o relógio marcar um minuto, o lateral-direito Fagner fez boa jogada pela direita, invadiu a área e bateu cruzado. A bola desviou e saiu para escanteio. Logo depois, a equipe cruzmaltina recuperou uma bola no meio e acionou Éder Luís na direita. Ele cruzou, a zaga afastou mal e Felipe, da entrada da área, bateu no canto direito do goleiro Márcio: 1 a 0.

Os jogadores do Atlético sentiram o gol e levaram sufoco nos dez primeiros minutos. Depois, o time se encontrou em campo, passou a tocar melhor a bola e teve uma boa chance de empatar a partida. Aos 17, após cobrança de escanteio, Gilson cabeceou no canto direito de Fernando Prass. O goleiro se esticou e fez uma grande defesa. No rebote, a zaga do Vasco conseguiu afastar.

O jogo continuou aberto até o fim do primeiro tempo. Os dois times chegavam com facilidade ao ataque: o Atlético em busca natural pelo empate e o Vasco tentando sair rápido em contra-ataque para ampliar o placar. Aos 41 minutos, Adriano cruzou da direita, a bola passou pela zaga e sobrou para Anselmo. O atacante, no entanto, se enrolou com a bola e não conseguiu chutar.

Três minutos depois, foi a vez do Vasco ter uma boa chance. Felipe fez um lindo passe para Diego Souza e deixou o meia livre na área. Porém, ao tentar driblar o goleiro, ele acabou adiantando muito a bola e ficou sem ângulo para finalizar. Diego Souza, então, cruzou para Alecsandro, mas o atacante não conseguiu dar sequência ao lance. Apesar de várias chances para as duas equipes, o placar ficou em 1 a 0 por causa de muitos passes errados ou de finalizações imprecisas.

Um incidente curioso atrasou em alguns minutos o início da etapa complementar. O árbitro da partida, o sergipano Antônio Hora Filho, sentiu uma lesão na panturrilha e precisou ser medicado para seguir no jogo.

A partida continuou com bastante movimentação no segundo tempo, embora a primeira grande chance de gol tenha ocorrido só aos 19 minutos. Após boa jogada, a bola chegou até Bida, que encheu o pé e obrigou Fernando Prass a fazer uma defesa difícil. No minuto seguinte, o Vasco respondeu com Diego Souza. Felipe cruzou da esquerda e o atacante se antecipou à zaga e desviou na primeira trave. Márcio pulou no canto direito e realizou a defesa.

O Atlético, que se apresentava melhor no jogo, quase empatou a partida aos 27 minutos. Rafael Cruz, que entrou no lugar de Adriano, cruzou da direita e Agenor ganhou da zaga no alto, mas acabou mandando no travessão de Fernando Prass, que nem se mexeu. Aos 33, Anselmo recebeu na entrada da área, saiu da marcação e chutou forte. O goleiro do Vasco, destaque da partida, salvou de novo. A equipe da casa pressionou no fim, mas não conseguiu o empate.

O Atlético volta a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima quinta-feira, às 19h30, para enfrentar o Palmeiras, no Canindé. Um dia antes, no mesmo horário, o Vasco recebe o Cruzeiro, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Ficha técnica

Atlético-GO 0 x 1 Vasco

Atlético-GO – Márcio; Adriano (Rafael Cruz), Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Bida e Vitor Júnior (Elvis); Anselmo e Marcão (Juninho). Técnico: PC Gusmão.

Vasco – Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa (Allan), Felipe e Diego Souza (Bernardo); Alecsandro (Elton) e Éder Luís. Técnico: Ricardo Gomes.

Gol – Felipe, a 1 minuto do primeiro tempo.

Cartão amarelo – Marcão (Atlético-GO).

Árbitro – Antônio Hora Filho (SE).

Renda – R$ 323.690,00.

Público – 11.959 pagantes.

Local – Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).

Voltar ao topo