Tricolor enfrenta o Goiás em clima de decisão

Atento ao retrovisor, mas acelerando para encostar nos líderes. Este será o perfil do Paraná Clube nesta reta final do Brasileirão. O jogo desta tarde – às 16h, na Vila Capanema – frente ao Goiás tem, na visão do técnico Caio Júnior, contornos de decisão. Uma vitória representaria uma vantagem de dez pontos sobre o time de Geninho, que mesmo correndo por fora ainda tem chances matemáticas de classificação à Libertadores.

Os paranistas, mesmo evitando projeções, sabem que os jogos em casa são a chave de acesso para tornar real o sonho da Libertadores. Caso vença os cinco jogos programados para o Durival Britto, o Tricolor dificilmente seria alcançado por seus mais diretos rivais. Com um discurso ambicioso, Caio Júnior não quer o grupo conformado com a quinta colocação.

?A distância para os clubes que estão à nossa frente é pequena. Chegar à liderança é difícil, mas dá para correr atrás do terceiro ou até do segundo lugar?, afirmou o treinador. Com a estratégia, Caio Júnior quer seu time mobilizado, mas sem o temor de uma eventual aproximação de clubes como Cruzeiro e Vasco. ?Não acho legal ficar só olhando pra trás. Nosso foco tem que ser a ponta de cima?, avisou.

O treinador sabe que se atingir essa meta – a vice-liderança – o Paraná garantiria não só a vaga para a Libertadores, mas a qualificação direta para a fase de grupos do torneio continental. O próximo obstáculo na busca por esse objetivo não será de fácil transposição. Para Caio, o Tricolor terá que se superar para vencer o Goiás. O adversário vive um momento de ascensão no campeonato e tem a segunda melhor campanha do returno.

A qualidade do Goiás foi determinante na definição do esquema tático adotado pelo Paraná no jogo desta tarde. Caio decidiu pela manutenção do 3-6-1, tentando ser contundente no ataque sem perder o sentido de marcação. ?Não podemos oferecer o contra-ataque ao Goiás, que possui um time rápido, principalmente nas alas?, lembrou o meia Maicosuel.

?É jogo onde temos que dar 120%?, disse.

O entrosamento quase que natural entre Maicosuel e Sandro também pesou na definição da equipe. ?É um esquema que está dando certo. Podemos até perder um pouco da ofensividade, mas jogamos com segurança?, disse Maicosuel.

A única dúvida da equipe está na zaga. O ala Eltinho, recuperado de dores abdominais, está confirmado. Mas, no recreativo de ontem pela manhã, o zagueiro Gustavo torceu o tornozelo direito e será reavaliado no vestiário. ?Inchou um pouco, mas acho que não foi nada sério?, disse Gustavo.

Com o artilheiro Souza em campo, não dá pra vacilar

Valquir Aureliano
Paraná terá uma ?muralha? para segurar o matador do Goiás.

O artilheiro do campeonato, Souza (15 gols), não receberá uma marcação individualizada hoje à tarde. O plano de jogo estabelece um bloqueio por setor. ?O segredo é a atenção. Não dar espaços e, o mais importante, matar a jogada na sua origem?, comentou o zagueiro Neguete. O Tricolor terá um trio de zagueiros posicionado para tentar anular a velocidade do time adversário.

Experiente, Neguete não se deixa levar pelo bom momento do Tricolor. ?Isso acontece quando se ganha. Dá a impressão que está tudo maravilha. Não é assim. Se cochilar, correremos riscos?, avisou. É essa mobilização que o técnico Caio Júnior espera do time. O volante Pierre concorda. ?É preciso jogar com inteligência. Não dá para se lançar à frente, como loucos, diante de um adversário qualificado?, disse o volante.

Além de não dar espaços para o artilheiro Souza, o Paraná terá ainda que anular os avanços dos alas adversários. Em especial Jadílson. ?Ele, muitas vezes, joga como um ponta?, detectou o lateral Peter. Como as equipes têm esquemas táticos similares, é provável que o jogo seja decidido nos ?duelos? entre os alas. Por isso, é importante que Peter e Eltinho mantenham o nível de atuação dos últimos jogos.

Time B quer acabar com jejum

O time B do Paraná Clube entra em campo hoje – às 10h, no Érton Coelho Queiroz – disposto a somar seus primeiros pontos na Copa 100 anos, frente ao Londrina. Após três insucessos, contra Coritiba, Atlético e J. Malucelli, o técnico Orlando Gonçalves reformulou a equipe, que volta a contar com alguns jogadores do grupo principal, como Cuca e Vandinho.

Tendo como base o time de juniores, o Paraná B se ressente da falta de experiência e da imprecisão do seu ataque. Fez apenas um gol em três jogos e já sofreu oito. A partida terá transmissão da FPF-TV e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (sócios, mulheres, menores, estudantes e idosos). A escalação do time é a seguinte: Carlos; Mello, Da Silva, Maicon e Digão; Xaves, Jumar, Cuca e Chulapa; Phelipe e Vandinho.

BRASILEIRO

29ª RODADA

PARANÁ CLUBE x GOIÁS

PARANÁ

Flávio; Gustavo (Edmilson), Émerson e Neguete; Peter, Pierre, Batista, Sandro e Eltinho; Maicosuel e Cristiano.

Técnico: Caio Júnior

GOIÁS

Harlei; Leonardo, Aldo e Galeano; Vítor, Cléber, Cléber Gaúcho (Danilo Portugal), Róbson Luiz e Jadílson; Welliton (Johnson) e Souza.

Técnico: Geninho.

Local: Durival Britto (Curitiba).

Horário: 16h.

Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (FIFA-RJ).

Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (FIFA-RJ) e Jorge Luiz Campos Roxo (RJ).

Voltar ao topo