Só seis jogadores que vão ao Mundial atuam no Brasil

Genebra – O Brasil pode até estar chegando à Alemanha para a Copa do Mundo como o grande favorito, mas a realidade é que menos de 1% dos 736 jogadores das 32 seleções que vão disputar o Mundial a partir do mês que vem atuam no Campeonato Brasileiro atualmente. Ontem, a Fifa divulgou os nomes dos atletas registrados para participar da Copa.

Quase metade deles jogam em clubes de apenas cinco países: Espanha, Itália, Inglaterra, França e Alemanha.

Os dados mostram as diferenças entre a relevância de cada campeonato para o futebol mundial. Enquanto a Copa conta com seis jogadores que trabalham no Brasil, os clubes ingleses são responsáveis por 102 atletas que aparecerão em várias seleções durante o Mundial. No total, 345 jogadores dos 736 convocados atuam nas cinco grandes ligas européias, o equivalente a 47% dos atletas que estarão na Alemanha.

Na equipe de Carlos Alberto Parreira, os únicos dois ?brasileiros? são Rogério Ceni, do São Paulo, e Ricardinho, do Corinthians. Os outros quatro jogadores que atuam no Brasil são os argentinos Tevez e Mascherano, ambos do Corinthians, o paraguaio Gamarra do Palmeiras, e o também paraguaio Manzur, que joga pelo Santos.

100% nacional

Entre as seleções, a Itália é a única da Europa que convocou apenas jogadores que atuam no próprio país. O outro time 100% ?nacional? é a Arábia Saudita. No time alemão, dois dos selecionados não atuam no país sede da Copa. O time da Inglaterra também só tem dois jogadores que atuam fora do país.

Para sete jogadores, o Mundial da Alemanha será sua quarta Copa: Reyna e Keller, dos Estados Unidos, o goleiro alemão Oliver Kahn, os sauditas Al Deayea e Al Jaber, além de Cafu e Ronaldo. Desses, apenas Cafu e os sauditas, de fato, jogaram nas últimas três Copas.

Jovem e veterano

O jogador mais jovem do Mundial será o inglês Theo Walcott, com 17 anos, a mesma idade que Pelé tinha quando jogou no Mundial da Suécia em 1958. Mas se Walcott marcar um gol, será o atleta mais jovem a faze-lo na história dos mundiais.

Já o goleiro da Tunísia, Ali Boumnijel, nascido em abril de 1966 será o ?veterano? do Mundial e o quinto jogador mais velho a atuar numa Copa, depois de Milla, Jennings, Shilton e o italiano Dino Zoff.

Voltar ao topo