Saulo só tem 24 jogadores à disposição

Mesmo sem algumas peças fundamentais, a comissão técnica já começa a armar o time do Paraná Clube para a estréia no campeonato paranaense, daqui a oito dias. A presença dos garotos que voltaram da Copa São Paulo de Juniores permitiu ao técnico Saulo de Freitas a realização do primeiro treino com bola. A diretoria ainda busca um zagueiro, um meia e um atacante. Dentro e fora de campo, a corrida é contra o relógio.

O grupo atual do Tricolor é composto por 24 jogadores, sem contar com Goiano – que se recupera de uma cirurgia no ombro direito e só poderá ser utilizado a partir de março – e Fernando Miguel – desaparecido desde sexta-feira. A quantidade, no momento, talvez seja a menor das preocupações. Afinal, a qualidade contará muito neste início de temporada, onde Saulo de Freitas terá que montar um novo time. Uma situação inusitada no clube, que jamais havia perdido, de um ano para outro pelo menos dez titulares.

O único ?sobrevivente? é o goleiro Flávio, que ontem teve nova conversa com a diretoria e ainda negocia a renovação de seu contrato. Ele negou estar acertando com a Cabofriense, do Rio de Janeiro, e confirmou interesse em permanecer no Paraná. Flávio recebeu uma proposta com salários diferenciados para a disputa do estadual e do brasileiro e ficou de dar uma resposta até hoje à tarde. ?Quero conversar primeiro com minha família?, disse Flávio, antes de deixar Vila Capanema.

Enquanto Saulo trabalhava no gramado, a diretoria se reunia para avaliar a situação financeira do clube. A partir daí, algumas transações devem evoluir. O vice de futebol José Domingos Borges Teixeira, assegurou que um zagueiro será anunciado ainda hoje. Não deu mais informações sobre o perfil do atleta, disse apenas que se trata de um jogador experiente e que está retornando do futebol português.

A carência ofensiva também deve ser resolvida nos próximos dias. O Paraná teve novo contato com Leonardo Manzi, mas outros dois jogadores estão em conversações. Como o tempo de preparação é curto, é provável que estes novos reforços não participem dos primeiros jogos do estadual. Sem um ?homem gol? experiente, Saulo deverá recorrer aos pratas-da-casa. Hoje, ele conta com Vandinho, Wellington e Washington, além de Ednaldo, que foi contratado por sua indicação. A nova equipe será testada domingo, em amistoso frente ao Cianorte.

Garotada é aposta Tricolor

A escassez de recursos e o número reduzido de atletas fizeram o Paraná Clube promover ?um time inteiro? dos juniores. Onze jogadores das categorias de base já treinam sob a supervisão de Saulo de Freitas, oito destes foram integrados ontem, após a eliminação do clube na Copa São Paulo. Alguns, como Wiliam e Vandinho, já atuaram pelo time principal. Outros são estreantes.

O zagueiro João Paulo e os volantes Tiago Nogueira e Éverton César já estavam treinando desde a semana passada. Desde ontem, a comissão técnica conta também com o goleiro Bader, os laterais Erivélton e Anderson, o zagueiro João Vítor, o meia Wiliam e os atacantes Wellington, Washington e Vandinho. Saulo não esconde a preocupação, pois terá que ?administrar? essa juventude com cautela, para não ?queimar? jogadores.

Entre os demais integrantes do elenco, há também muitos jogadores formados no clube: o goleiro Darci, os zagueiros Fernando Lombardi e Juliano, o volante César Romero e o meia Éverton. Todos com grandes possibilidades de começar o ano como titulares.

Impasse

A situação do volante Fernando Miguel continua mal explicada. O jogador não aparece no clube desde sexta-feira e há posições conflitantes nas explicações. A diretoria diz não ter tido contato algum com o atleta. Já o seu procurador – o ex-atacante Raudinei (que jogou no Paraná) – disse, inicialmente, que o jogador estava em Jandaia do Sul e que se apresentaria ainda hoje.

Em uma nova versão, Raudinei já admite que Fernando Miguel entrou na Justiça do Trabalho pleiteando o fim de seu vínculo com o clube. Curiosamente, antes de ?desaparecer?, Fernando Miguel não quis receber um cheque relativo a salários vencidos e ainda levou seu tênis e sua chuteira. Sinal evidente de que sua intenção não é voltar a vestir a camisa do Paraná Clube.

Caso consiga liberação judicial, seria o segundo jogador, apenas este ano, a conseguir desligamento do clube através da Justiça. O volante Émerson, no início do mês, trocou, desta forma, o Paraná pelo Criciúma.

Com bola Ontem à tarde, Saulo de Freitas dividiu o grupo em três times, num treino alemão visando aprimorar a qualidade do passe. Os trabalhos com bola serão intensificados ao longo da semana e um jogo-treino deve ser marcado para a próxima quinta-feira à tarde.

Fisgada O meia Jean Carlo deixou o gramado mais cedo. Ele reclamou de dores na região anterior da coxa esquerda. Não foi detectada lesão, mas ele foi poupado da seqüência do trabalho e hoje deve ficar em tratamento.

Em teste A comissão técnica ainda não definiu a situação do meia Beba, ex-Francisco Beltrão, e que está em período de testes no Paraná. A tendência, porém, é que o atleta seja liberado.

Voltar ao topo