Romenos querem se vingar de xenofobia italiana

Em vista da partida de hoje entre as seleções da Romênia e da Itália pela Eurocopa, o jornal romeno Jurnalul National provocou os adversários estampando em sua capa a frase: "Expulsemos os maccheroni (comedores de macarrão, em tradução livre)".

Os jogadores "podem vingar o nosso orgulho ferido pelos xenófobos italianos", defende o jornal com relação ao pacote de segurança contra imigrantes recém-adotado pelo governo de Roma.

Diferente das declarações conciliadoras de alguns dirigentes romenos, o jornal escolheu um tom mais agressivo: "É hora da vingança. Todas as misérias colocadas na cabeça dos romenos na Itália podem voltar esta noite dez vezes mais contra aqueles que a lançaram".

"Uma vitória da Romênia irá mandar a Itália para casa, expulsando-a da Euro 2008", concluiu o jornal afirmando que isso seria "a máxima humilhação para os ‘maccheroni’".

Nos últimos dias, o presidente da Liga dos Romenos na Itália, Marian Mocanu, havia, por sua vez, definido a partida entre os dois países como um "belo espetáculo esportivo" rejeitando a idéia de possíveis tensões, enquanto o capitão da seleção romena, Cristian Chivu, sustentou que a "política e o futebol são coisas diferentes e seria bom não misturar".

O jornal Evenimentul Zilei, por sua vez, definiu a partida de hoje como "a terceira guerra entre dácios e romanos". As duas primeiras ocorreram há mais ou menos 2 mil anos e terminaram com a conquista da Dácia (atual território da Romênia) por parte dos exércitos do imperador Trajano.

"A Romênia irá enfrentar uma besta ferida, uma Itália pisoteada pela Holanda, orgulhosa e sedenta por vingança", disse o jornal.

Já a emissora de televisão Realitatea lembrou que a partida entre os dois países está cheia de números 13, tido como de mau agouro por muitos romenos. É a 13a partida da 13a edição da Eurocopa 2008 e será realizada em um dia 13.

A Itália, por sua vez, nunca venceu uma partida jogada em um 13 de junho, tendo perdido por 4-1 para a Iugoslávia em 1979 e empatado em 1-1 com o México em 2002.

Voltar ao topo