Mal de público

Rodada deste fim de semana promete baixo público

Meramente para cumprir tabela, a última rodada da 1.ª fase do Campeonato Paranaense, que começa hoje com Toledo x Iraty, às 15h30, deverá ser a que menos vai atrair público aos estádios. Caso se confirme a tendência de arquibancadas vazias, o giro pode tirar da 8.ª rodada do 1.º turno o título de a pior em público do Estadual. Naquela série de seis partidas, a média foi de 1.230 pessoas por jogo.

Foi também no primeiro turno que foram registradas quatro das cinco piores médias de público do Campeonato Paranaense. Das cinco rodadas que tiveram menor público nos estádios, Corinthians, Iraty, Roma Apucarana e Paranavaí – times que registraram até agora as piores médias – apareceram como mandantes.

Por outro lado, o Coritiba, campeão do segundo turno do Paranaense, e time disparado com a melhor média de público do Estadual, apareceu como mandante em apenas uma das cinco rodadas que atraíram menos torcedores aos estádios. Foi na 9.ª rodada do primeiro turno, quando o Alviverde enfrentou o Operário, no Couto Pereira, e apenas 4.971 pagaram para assistir a partida.

A rodada do Paranaense que registrou maior média de público aconteceu no final de semana passado, quando foram definidos os classificados para a Série D do Campeonato Brasileiro, o campeão do segundo turno e o último time rebaixado para a Divisão de Acesso do ano que vem.

Assim, principalmente o público de quase 20 mil pessoas no clássico Atletiba e as quase 5 mil pessoas que o Arapongas colocou no estádio dos Pássaros para acompanhar o duelo decisivo contra o Rio Branco, fizeram a última rodada registrar média de 4.285 por partida e ser a que mais atraiu torcedores aos estádios neste Estadual.

Se o fracasso do público desta última rodada se confirmar, a versão de 2012 do Estadual poderá terminar com uma triste marca: a que menos atraiu torcedores neste século. Até agora, a média do Paranaense é de 2.262. Das edições recentes do Campeonato Paranaense, em 2005 foi registrada a pior média de público, com apenas 1.850 pessoas por partida. De lá para cá, 2012 já é a segunda pior.

Voltar ao topo