Retorno de Everton Costa ao futebol segue incerto

Há pouco mais de seis meses o atacante vascaíno Everton Costa foi obrigado a dar uma parada brusca em sua carreira por causa de uma arritmia cardíaca. Após passar por longo período de tratamento, seu retorno ao futebol ainda é incerto, conforme informou o médico cardiologista Gustavo Gouveia, responsável por cuidar do atacante, em entrevista nesta terça-feira, no CT do CFZ, no Rio.

“Difícil dizer sobre a chance de voltar ou não a jogar. Vamos fazer tudo da forma mais segura em todo esse processo de recuperação. Neste momento, ele não está liberado para jogar, mas pode fazer atividade física leve”, explicou o médico.

As chances de o jogador retornar a carreira serão avaliadas de acordo com a forma que o corpo responder ao empenho físico. “Vamos avaliar semanalmente. Talvez em quatro ou seis semanas possamos ver quanto ele progrediu nesse início. Então vamos fazer alguns exames e vai depender muito da evolução dele mesmo”, contou o médico.

Desde que iniciou o tratamento, a progressão da saúde de Everton ocorreu de maneira positiva na avaliação de Gouveia. “Nesse tempo, a evolução foi ótima. Não teve nenhuma arritmia nesse tempo, o coração contrai bem, não tem déficit de função, foi uma evolução bem favorável”, afirmou.

O jogador sofreu a arritmia no dia 16 de abril, no estádio de São Januário, durante a partida entre Vasco e Resende, pela Copa do Brasil. Ele já havia sido substituído e estava no banco de reservas quando passou mal, desmaiou e foi levado para uma ambulância, onde conseguiram reanimá-lo.

Voltar ao topo