Atlético

Petraglia deve ter mandato prorrogado neste sábado

Mera formalidade, porém necessário e democrático. O referendo com os sócios do Atlético que acontece hoje, das 10h às 19h na Arena da Baixada, vai decidir por maioria de votos se a atual diretoria merece mais um ano de gestão. Pelo andamento formal e legal no processo eleitoral do clube, a gestão encabeçada por Mário Celso Petraglia (conselho administrativo) e Antônio Carlos Bettega (conselho deliberativo) encerra seu ciclo ao final desta temporada. Contudo, por um pedido especial de Petraglia aos sócios, pretende-se com a consulta mais um ano.

São várias as justificativas que motivaram a diretoria a pedir mais tempo no comando. Em carta enviada a todos os sócios votantes (cerca de dez mil de acordo com o clube) estão listados cinco itens: 1) Conclusão das obras da Arena da Baixada; 2) Contrução da Areninha (Ginásio multiuso); 3) Equacionamento das dívidas; 4) Negociações envolvendo produtos de marketing (entre eles o naming rights); 5) Cumprimento das demais promessas de campanha.

O apoio ao intento da diretoria é maciço por parte do torcedor, por isso a menção da “mera formalidade”. Em consulta realizada durante o programa 98 na Rede de ontem, na Rádio 98 FM, 90% dos torcedores se manifestaram a favor da extensão do mandato. A opinião é compartilhada por alguns torcedores/comentaristas, como Paulo Perussolo, blogueiro da ESPN. “Merece porque esse grupo comandou a reforma da Arena desde o início e uma troca de gestão neste momento poderia atrapalhar a conclusão do estádio e inviabilizar a construção da Areninha. Além disso, é uma promessa de campanha tornar o complexo – Arena e Areninha – rentável através de eventos, shows e naming rights. Nesse ramo o Petraglia é mestre”, comentou.

Já para Guilherme de Paula, comentarista da Tribuna 98, a extensão não é saudável para o ambiente democrático. “Apesar de estar de acordo com o estatuto, considero uma manobra política para que a situação não corra nenhum risco inerente a uma eleição, que é sempre influenciada por resultados em campo. Sou contra, pois sempre sou a favor do debate e é nas eleições que isso acontece”, disse. Os torcedores usaram muito o argumento do merecimento para apoiar a ideia da diretoria. “O merecimento deveria ser discutido numa eleição, que é o fórum mais adequado”, concluiu De Paula.

Aptos

Estão aptos a votar no referendo os sócios que estejam livres de quaisquer punições disciplinares na data da votação, serem maiores de 18 anos de idade (completados até a data da assembleia), estiverem adimplentes com as taxas de manutenção e demais obrigações financeiras com o clube, além de manter vida associativa ininterrupta por mais de três anos. Caso a proposta seja aprovada, uma reunião do conselho deliberativo acontecerá na segunda-feira para ratificar a extensão dos mandatos dos conselhos administrativo, fiscal, e da câmara de ética e disciplina.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook