Peterson Rosa avança às oitavas-de-final na Califórnia

Três brasileiros conquistaram classificação para as oitavas-de-final nas ótimas ondas de 1,5m na sexta-feira em Lower Trestles, na Califórnia. O carioca Raoni Monteiro foi a grande surpresa do dia ao derrotar o número 5 do ranking mundial, Damien Hobgood, na quarta bateria. Na décima, o pernambucano Paulo Moura ganhou o confronto verde-amarelo contra o niteroiense Guilherme Herdy. E na 14.ª o paranaense Peterson Rosa despachou o defensor do título do Boost Mobile Pro, o australiano Richard Lovett. Peterson ainda não conhece o seu adversário, pois a disputa entre os australianos Joel Parkinson e Luke Hitchings será reeditada hoje. Já os outros vão ter que enfrentar uma enorme torcida contra em San Clemente, pois terão dois norte-americanos pela frente na sétima etapa do World Championship Tour 2004 (WCT), única realizada na costa dos Estados Unidos. O carioca Raoni Monteiro pega Cory Lopez na segunda bateria das oitavas-de-final e Paulo Moura encara o número dois da temporada, C. J. Hobgood, na quinta disputa por vagas para as quartas-de-final.

O principal destaque brasileiro na sexta-feira foi o paranaense Peterson Rosa. Ele bateu o campeão do Boost Mobile Pro no ano passado, Richard Lovett, numa vitória dramática conquistada nos minutos finais da bateria. Os dois começaram forte numa boa série que entrou no início. O australiano recebeu nota 7,17 na onda da frente e Peterson foi melhor, levando 8,33 na de trás. Mas Lovett manteve a liderança e ampliou a vantagem com mais duas notas na casa dos 7 pontos (7,77 e 7,40) seguidas. Era uma onda dessa que Peterson precisava para poder vencer e ela só veio a 2 minutos do fim, num vacilo do australiano que tinha a prioridade de escolha e não acreditou que aquela onda ia abrir uma longa parede para manobras. Mostrando sua raça tradicional, o paranaense conseguiu arrancar um 7,87 dos juízes para fechar o placar em 16,20 x 15,17 pontos.

“Eu esperei um longo tempo por ondas boas e não podia desperdiçar as poucas chances”, disse Peterson, após a suada vitória. “Eu nem conseguia acreditar quando ele me deu uma oportunidade, deixando passar essa onda quando ele estava com a prioridade. Eu aproveitei, a onda abriu e eu consegui a nota que precisava para vencer. Estou amarradão!”

Cancelada

Peterson ainda não sabe quem será o seu adversário. Era para ser Joel Parkinson, que na bateria anterior tinha vencido a disputa australiana contra Luke Hitchings. Só que o resultado acabou anulado devido a um problema técnico na bandeira que indica a cor da camisa do competidor que está com a prioridade de escolha da onda. Então, foi anunciado um novo confronto entre os dois.

Voltar ao topo