Paulino defende título mundial

Enquanto o mundo inteiro comemora mais uma passagem de ano, os melhores surfistas com até 21 anos de idade já estarão competindo na Austrália. Começou ontem e prossegue até domingo que vem a janela de competição da sétima edição do Billabong World Junior Championship, na praia de Narrabeen, em Sydney. O cearense Pablo Paulino vai defender o título de 2004 conquistado no início do ano passado no mesmo lugar em que o paulista Adriano de Souza também foi campeão na edição de 2003.

O Brasil ainda tem o carioca Pedro Henrique na lista que é completada pelo havaiano Andy Irons e pelo australiano Joel Parkinson, único a ser bicampeão da categoria sub-21 da ASP. A novidade deste ano é a inclusão da categoria feminina, que terá 18 participantes contra 48 da masculina.

Os competidores foram selecionados pelas sete regiões da ASP: América do Sul, Havaí, América do Norte, Europa, África do Sul, Ásia e Australasia. O formato de disputa das duas categorias é idêntico ao utilizado no WCT masculino e feminino e tem grande prestígio no cenário internacional do surfe. O vencedor da primeira edição em 1998 foi o havaiano Andy Irons, que já foi tricampeão mundial no WCT em 2002/2003/2004. Em 1999, o título ficou com o australiano Joel Parkinson, que repetiu o feito em 2001 e foi vice-campeão mundial do WCT em 2004.

Os outros três campeões mundiais Pro Junior da ASP são do Brasil. O carioca Pedro Henrique faturou o último título disputado no Havaí em 2000 e no ano que vem será uma das novidades do time verde-amarelo no WCT junto com o paulista Adriano ?Mineirinho? de Souza, o campeão da edição de 2003. No início deste ano ele parou nas semifinais, mas o cearense Pablo Paulino fez a festa no alto do pódio em North Narrabeen, garantindo a supremacia brasileira na categoria para surfistas com até 21 anos de idade.

Brasileiros

Na disputa pelo título de 2006, o Brasil estará representado pelo atual campeão Pablo Paulino (CE) e pelos classificados nas seletivas sul-americanas do Billabong Pro-Teen 2005 que foram: Thiago Camarão (SP), Eduardo Rollins (RJ), Giancarlo Zampieri (SP), Leandro Bastos (RJ) e Thomas Hermes (SC) na categoria masculina e por Thaís de Almeida (RJ) e pela indiazinha Diana Cristina (PB) na feminina.

Voltar ao topo