Boas lembranças

Paraná Clube tira lições da campanha de 2017 pra buscar o acesso

Paraná quer resgatar sintonia com a torcida e voltar a fazer da Vila sua grande arma na Série B. Foto: Albari Rosa

Com o técnico Matheus Costa no banco de reservas, mesmo comandante que conquistou o acesso na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2017, o Paraná Clube vai trazer outras lições da vitoriosa campanha de dois anos atrás. Uma delas, talvez a principal, seja a eficiência que teve como mandante naquele ano, sendo o time com melhor rendimento nos jogos disputados em casa dentre os 20 clubes da segunda divisão daquele ano. Para isso, terá que aumentar seu aproveitamento na atual edição se quiser repetir o sucesso ao final da temporada.

Em 2017, o Tricolor teve nada menos do que 78% de aproveitamento jogando em casa. Foram 45 pontos conquistados de 57 possíveis. O time paranista teve o rendimento superior, inclusive, ao do América-MG, campeão da Série B de 2017 e que terminou a competição com 41 pontos somados como mandante.

+ Leia também: João Pedro e Matheus Anjos viram os destaques do Tricolor

O bom ambiente criado com o torcedor foi um fator diferencial para o sucesso do Paraná dentro de campo. Na Vila Capanema, na Arena da Baixada, quando bateu o recorde na vitória diante do Internacional, ou no Couto Pereira, o Tricolor foi derrubando um a um e provou sua força caseira. A média de público foi superior a nove mil pagantes por jogo e, como diz o hino paranista, a torcida foi a camisa 12 do clube na conquista do acesso.

Os bons números de 2017 não param por aí. O Paraná, nos 19 jogos que fez dentro de casa, marcou nada menos do que 33 gols. Mas o que chamou a atenção mesmo foi a pouca quantidade gols tomados. Foram apenas nove sofridos como mandante.

+ Mais na Tribuna: Paraná tem amistoso marcado durante a Copa América

Neste ano, a campanha como mandante é mediana. Com oito pontos somados em quatro partidas, e 66% de aproveitamento, o Tricolor deixou escapar pontos importantes. Erros que não poderão se repetir na retomada da competição, a partir do mês que vem.

O Paraná conseguiu, sem jogar bem, vitórias magras contra CRB e Operário, ambas por 1×0. Além desses dois jogos, empatou em 0x0 com Guarani e Oeste. Especialmente diante do time de Itápolis, o Tricolor até teve um rendimento melhor, mas que não foi suficiente para vencer.

+ Confira a classificação completa da Série B

Com esse aproveitamento, a equipe paranista tem somente a oitava melhor campanha quando joga em seus domínios. O melhor rendimento até agora é do Bragantino, que fez 13 dos 15 pontos possíveis e será o próximo adversário do Paraná na volta da segunda divisão, dia 13 de julho, na Vila Capanema.