Pra esquecer!

Números do Paraná Clube confirmam a péssima temporada de 2018

Uma das poucas vitórias do ano foi contra o Fluminense. Foto: Jonathan Campos

Em 28 anos de história, nunca o Paraná Clube teve um ano tão ruim, em termos numéricos. Foram 52 jogos disputados em 2018 e míseras nove vitórias. O fracasso no Campeonato Brasileiro, que resultou em um rebaixamento precoce com seis rodadas antes do fim da competição, não foi o único culpado pelo desastre que foi o ano. No Campeonato Paranaense, o time teve uma participação fraca e, na Copa do Brasil, uma eliminação já no segundo jogo, sem nenhum êxito.

+ Mercado da Bola: Igor entra na mira do Ceará

Analisando os números brutos, sem dúvida, foi o pior ano da trajetória do time. O baixo aproveitamento de 2018, que foi de 17%, chegou a ser inferior até mesmo que o de 2011, ano em que o Paraná foi rebaixado no contestado Estadual. Para se ter um comparativo, nos últimos cinco anos, esses números variaram de 33 a 36%. Em 2017, com 64 jogos e 31 vitórias, a porcentagem foi de 34%. Em anos anteriores, mesmo sofrendo na Série B, os números foram maiores que na atual. Em 2016, com 57 jogos e 20 vitórias, foi de 35%. Número próximo ao de 2015, com 55 jogos, 18 vitórias e 33% de aproveitamento. O ano de 2014 trouxe 20 vitórias em 55 jogos, um total de 36%.

Ainda que dentre as temporadas analisadas, a única que tenha trazido bons frutos ao time tenha sido 2017, vale analisar os dados para se ter uma ideia do quão grave foram os últimos meses do Tricolor. Com apenas nove triunfos, se teve algo que o torcedor paranista praticamente não fez em 2018 foi comemorar. As vitórias foram tão escassas que podem ser contadas nos dedos das duas mãos.

+ Temporada 2019: Confira quem o Tricolor pode encarar na primeira fase da Copa do Brasil de 2019

Dos nove magros triunfos, sete foram conquistados na Vila Capanema e apenas dois na casa do adversário. Pelo Paranaense, foram cinco vitórias e no Brasileirão, quatro. A primeira vitória, por 3×0, foi conquistada no dia 10 de fevereiro, contra o Prudentópolis, na Vila. Foi necessário quase um mês pro Tricolor ter um novo sucesso. A vítima da vez foi o Coritiba, que tomou 2×0, também na Vila, no dia 7 de março. Três dias depois, outra vez em casa, bateu o Cascavel por 2×1. No dia 18, foi o Foz que tomou 1×0, no Estádio ABC. E, fechando as vitórias no Estadual, o Paraná venceu o Maringá por 1×0 em casa.

O baixo rendimento no Campeonato Paranaense era o prenúncio de dificuldades no Brasileirão. A primeira vitória veio apenas na nona rodada, quando o Tricolor bateu o Fluminense, na Vila, por 2×1. Na rodada seguinte, mais um resultado positivo, desta vez 1×0 em cima do Bahia, deu ao time a falsa impressão de que teria forças pra reagir na competição nacional. Ledo engano! A próxima vitória veio apenas no dia 22 de julho, quando o Paraná bateu o América por 1×0, jogando em casa. Os derradeiros três pontos conquistados em uma única partida vieram um turno depois, quando o Tricolor bateu novamente o Coelho por 1×0, desta vez no Estádio Independência, no dia 10 de novembro.

+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!

Após o fechamento da participação do time na Série A, o técnico Dado Cavalcanti tentou dar uma esperança ao sofrido torcedor paranista. “Sei que o torcedor está machucado por tudo que aconteceu durante o ano. Mas, já conseguimos antecipar alguns pontos importantes para 2019. Os garotos nós já temos. Assim, será mais fácil reconstruir o grupo para a disputa, num primeiro momento, do Campeonato Paranaense”, disse o comandante.

Para o treinador, apesar das dificuldades desta temporada, dias melhores virão. “O objetivo do Paraná é brigar pelo título estadual e, a partir dessa nova base, montar o grupo que lutará pelo acesso na Série B”, arrematou.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!