Rindo à toa

Decisivo, Renatinho é maior artilheiro do Paraná Clube em dez anos

18 gols marcados e seis assistências na temporada. Renatinho é de longe o melhor jogador da temporada paranista. Foto: Giuliano Gomes

SELO TAMO JUNTO PARANÁ CLUBE

Bem estruturado fora de campo, com um time competitivo e com a sintonia necessária com o torcedor, o Paraná Clube tem feito um ano diferente em 2017. Os números provam isso. Além da grande campanha realizada até agora na Série B do Campeonato Brasileiro e das boas participações no Paranaense, na Copa do Brasil e na Primeira Liga, alguns jogadores estão colecionando conquistas individuais importantes. A temporada nem acabou e o meia Renatinho já se tornou o maior artilheiro em um único ano desde que o Tricolor foi rebaixado à Série B, em 2007. O camisa 10 já fez 18 gols até agora.

Sem conseguir se destacar até chegar no Paraná Clube, no início deste ano, Renatinho fez um bom Campeonato Paranaense e seu contrato, que acabaria no final do Estadual, foi renovado pela diretoria paranista. Houve o interesse de outros clubes, inclusive do exterior, mas o camisa 10 do Tricolor decidiu permanecer no clube e agora seu vínculo vai até o final da Série B.

A escolha feita pelo jogador foi acertada. Renatinho, apesar de um período de instabilidade na temporada, sobretudo quando conviveu com uma lesão no joelho, sempre foi decisivo quando esteve em campo. O camisa 10 paranista é o segundo jogador que mais entrou em campo neste ano com 45 jogos. Foram 18 gols marcados, seis assistências e o posto de jogador mais importante do setor ofensivo do Paraná até agora.

Dos 18 gols marcados por Renatinho, nove foram na Série B do Campeonato Brasileiro e o camisa 10 é o sétimo principal goleador da competição nacional. Além dos gols anotados na segundona, o armador do Tricolor fez cinco gols no Campeonato Paranaense, dois na Copa do Brasil e dois na Primeira Liga. O último, inclusive, diante do Flamengo, que levou a decisão da vaga na semifinal para as penalidades e vencida pelo Paraná.

Neste ano, dificilmente alguém vai tirar esse posto de Renatinho. Isto porque o segundo maior goleador do Tricolor em 2017 é o atacante Alemão, que já fez sete gols em 18 partidas pelo Paraná. Na sequência aparecem os atacantes Felipe Alves, que tem seis e Robson, que já marcou cinco vezes.

Giancarlo, artilheiro tricolor em 2014. Foto: Felipe Rosa
Giancarlo, artilheiro tricolor em 2014. Foto: Felipe Rosa

Até então, o posto de artilheiro em uma única temporada desde o rebaixamento do Paraná era do atacante Lúcio Flávio. No ano passado, o jogador marcou 16 gols em 47 jogos disputados com a camisa paranista. Depois, aparece o atacante Giancarlo que, em 2014, marcou 15 gols em 34 jogos disputados pelo clube durante toda a temporada.

Entre essas duas temporadas, no entanto, o Paraná sofreu para achar um artilheiro. Tanto que o principal goleador do Tricolor em 2015 foi o meia Rafael Costa, que fez apenas sete gols em 33 partidas. Em outros três anos, a dificuldade foi a mesmo e o goleador do clube na temporada teve apenas 8 gols. Em 2013 foi Reinaldo, em 22 jogos, em 2011 Giancarlo, em 30 partidas e em 2010 Marcelo Toscano, que fez oito gols em 19 duelos disputados com a camisa paranista.

Confira a classificação da Série B!

Já na temporada de 2012, o principal goleador do Paraná foi o atacante Arthur, atualmente na Chapecoense, que fez 9 gols em 33 partidas. Já em 2008 e 2009, nos dois primeiros anos do clube desde a queda à segunda divisão, o artilheiro do clube na temporada fez apenas dez gols. Rodrigo Pimpão, hoje brilhando no Botafogo, marcou dez gols em 2008 e Marcelo Toscano fez a mesma quantidade na temporada seguinte.