Paraná Clube vence e se garante matematicamente

O Paraná Clube fez a sua parte ontem. Jogou para o gasto e venceu o São Caetano por 1 x 0, na chuvosa noite em Vila Capanema. O resultado, acompanhado por apenas 395 pagantes, colocou o Tricolor na 9.ª posição na Série B – definitivamente, encerrou com qualquer risco de rebaixamento. A equipe vai representar o futebol paranaense na Segunda Divisão em 2011.

Naturalmente, já era uma partida sem motivação, por conta da falta de objetivos do Paraná e da total irrelevância do São Caetano. Aí o mundo desabou sobre Curitiba no final do dia, transformando a cidade em um caos.

Um poste caiu nas proximidades do estádio Durival Britto, e parte do bairro Rebouças ficou sem luz. Uma hora antes de a bola rolar, havia muita dúvida sobre a realização da partida. Mas a ação da Copel e dos funcionários do Tricolor garantiu que o jogo acontecesse.

Resumidamente, só havia um motivo para ir à Vila Capanema: ver Kelvin jogar. Envolvido em mais uma polêmica (agora, a penhora de seus direitos econômicos), o camisa 10 era mais uma vez a atração da partida.

Fernando Gabriel, que fazia sua estreia, era outro jogador a ser analisado. O armador não apareceu muito na primeira etapa, mas melhorou nos 45 minutos finais. Já Kelvin dava o seu show particular, fazendo fila na defesa do Azulão.

Assim o Tricolor abriu o placar aos 15 minutos. Henrique chutou, a defesa falhou e Rodrigo Pimpão, livre, tocou no canto esquerdo de Luiz. O São Caetano passou a ameaçar mais, mas a defesa paranista se postava bem e evitava os avanços, principalmente de Éverton Ribeiro e Henrique Dias. O destaque paulista era Kleber – aquele mesmo que defendera o Paraná há duas temporadas.

Com a queda de rendimento de Ceará, Roberto Cavalo sacou o armador e colocou Wanderson. Mas o São Caetano voltou melhor após o intervalo. Adiantou a marcação, começou a explorar o artilheiro Eduardo (que entrara no segundo tempo) e passou a pressionar. As coisas melhoraram quando o zagueiro Artur foi expulso após falta dura em Henrique.

A partir dali, a partida ficou mais tranquila. Kelvin passou a ter espaço e melhorou seu rendimento. O Azulão só ameaçava com Eduardo, que ganhava nas bolas altas de Luís Henrique e Alessandro Lopes.

No final da partida, houve uma tentativa dos visitantes, mas o Paraná administrou o resultado e voltou a subir na tabela. O próximo jogo tricolor será contra o ASA, sábado à noite, em Arapiraca.