Faltam menos de duas semanas para as eleições à presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF), e as duas chapas que já declararam candidatura ainda não protocolaram suas inscrições no pleito. Não há, portanto, nenhum candidato oficial. A votação será realizada no dia 30 de março e os pré-candidatos são o atual mandatário Hélio Cury e o empresário Gilberto Ponce, de Londrina, ex-presidente do Cincão Esporte Clube. O vencedor nas urnas comandará a instituição no quadriênio 2020/2023.

+ Balanço: Times das séries A e B dominam a segunda fase do Paranaense

O prazo para que as candidaturas sejam oficializadas encerra-se no dia 25 de março, ou seja, daqui a uma semana, mas por enquanto apenas os dois grupos – da situação e oposição – demonstraram publicamente o interesse, ainda que não tenham oficializado a inscrição das chapas.

Hélio Cury está na presidência da federação há 12 anos. No final de 2007, ele assumiu o cargo após uma decisão judicial afastar Onaireves Moura da função por conta da acusação de apropriação indevida de verba da instituição.

No ano seguinte, Cury foi eleito para exercer o mandato e teve seu “prazo de validade” estendido, já que na ocasião, a pedido da Confederação Brasileira de Futebol em razão da Copa do Mundo de 2014, todas as federações do país tiveram seu comando prorrogado automaticamente até 2015. Ao fim do prazo, no mesmo ano, uma nova eleição foi realizada e o mandatário foi reeleito numa disputa contra Ricardo Gomyde.

Já Gilberto Ponce, que deve concorrer pela primeira vez, tenta a presidência prometendo representar os clubes do interior e fortalecer o futebol paranaense. O empresário é o fundador do extinto Cincão Esporte Clube, time o qual o Paraná Clube enfrentou em 2012 quando disputou a Série Prata do Estadual. No início de 2014, o Cincão se fundiu ao Roma Esporte Apucarana, tornando-se Apucarana Sports e mais tarde foi levado para Arapongas, passando a se chamar Grêmio Araponguense, clube o qual Ponce foi gestor. Ele também é o diretor de Marketing do Sindicato dos Clubes do Paraná, o Sindiclubes.

+ Confira a classificação completa e a tabela da Taça Dirceu Krüger

No total, 54 clubes, entre amadores e profissionais, estão aptos a votar, além de mais cinco ligas amadoras: Guarapuava, Campo Largo, Colombo, São José dos Pinhais e Araucária.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!