Nadal e Federer fazem o jogo do ano

São Paulo – Os dois maiores tenistas da atualidade, Roger Federer e Rafael Nadal, costumam duelar em finais – já fizeram cinco desde 2005 -, mas agora, na Masters Cup de Xangai, têm encontro marcado nas semifinais. A partir das 9h de Brasília jogam por uma vaga na decisão. O outro jogo terá David Nalbandian diante de James Blake, que tinha garantido o primeiro lugar de seu grupo, relaxou diante de Tommy Robredo e perdeu por 2 a 1 (2/6, 6/3 e 7/5).

Sem ter a mesma facilidade, Nadal fez o seu melhor jogo dos últimos meses ao vencer, de virada, o perigoso russo Nikolay Davydenko por 2 a 1 (5/7, 6/4 e 6/4). ?Esta foi a minha melhor atuação do ano?, disse o tenista, espanhol campeão de Roland Garros. ?Ganhei uma partida diante de um adversário muito, muito difícil?, valorizou, o espanhol insinuando que nem Federer poderia lhe dar tanto trabalho.

Davydenko, apesar de elogiado indiretamente, não concordou e, ainda quente com o clima de rivalidade em uma partida recém-terminada com Nadal, não se preocupou em ser polido. ?O Federer tem mais jogo e vai ganhar a Master Cup.? Para Nadal, o momento é de acreditar. O retrospecto mostra que o espanhol tem 6 vitórias contra apenas duas de Federer. Só que o tenista suíço encerrou uma série de cinco derrotas para o espanhol, em julho, na final de Wimbledon. Coincidência ou não, depois desse jogo Nadal entrou em crise, não chegou mais a nenhuma decisão de torneio e despediu-se nas primeiras rodadas do US Open.

Enquanto isso, Federer está nas nuvens. Em Xangai ampliou para 27 sua série invicta de partidas, com vitórias sobre Nalbandian, Andy Roddick e Ivan Ljubicic. Se vencer em Xangai vai faturar no ano mais de US$ 8 milhões em prêmios. A estimativa é que este ano embolsará cerca de US$ 25 milhões.

Voltar ao topo