Nadal e Djokovic vencem e se enfrentam nas quartas de final em Roland Garros

Rafael Nadal e Novak Djokovic confirmaram o aguardado confronto nas quartas de final de Roland Garros ao vencerem seus jogos nesta segunda-feira. Dono de nove títulos no saibro francês, o espanhol teve mais dificuldades em sua partida das oitavas ao perder seu primeiro set na competição, diante do norte-americano Jack Sock. O sérvio teve mais uma atuação fulminante, desta vez contra o local Richard Gasquet, com placar de 6/1, 6/2 e 6/3.

Nadal venceu primeiro, mas perdeu a chance de finalizar rapidamente sua partida para se resguardar para as quartas de final. Após vencer os dois sets iniciais, por 6/3 e 6/1, o espanhol oscilou demais na terceira parcial, principalmente nos games finais e acabou levando uma virada inesperada do rival de 22 anos, atual 37º do ranking, por 7/5. Passado o susto, o recordista de títulos em Roland Garros retomou o domínio no quarto set e fechou o jogo, fazendo 6/2 na parcial final.

Enquanto o espanhol exibia sua atuação mais irregular na competição até agora, Djokovic fazia seu melhor jogo. O número 1 do mundo cedeu apenas seis games a Gasquet, sendo um deles uma quebra de saque. Foi o único momento de hesitação do sérvio na partida. Ao todo, o líder do ranking cravou 47 bolas vencedoras, contra 26 do ex-Top 10.

Ainda sem perder sets em Paris neste ano, Djokovic mostrou força para se credenciar para o aguardado confronto com Nadal, reeditando a final do ano passado. O sérvio tentará impor apenas a segunda derrota do espanhol na competição. Nadal ostenta um incrível histórico em Roland Garros. Perdeu uma única vez em 71 partidas disputadas – em 2009, contra o sueco Robin Soderling.

Dentre estas vitórias, foram seis sobre Djokovic, duas em finais. O sérvio nunca venceu Nadal em Roland Garros. Mas nesta temporada terá chance de ouro para quebrar esta sequência negativa. O espanhol vem de resultados decepcionantes no ano e caiu no ranking para o 7º lugar, posição que não ocupava desde 2005. Por outro lado, Djokovic vem de quatro títulos seguidos e 26 vitórias consecutivas.

O próprio Nadal admite que nunca foi tão ameaçado em Roland Garros como agora. “Para ter alguma chance contra ele, terei que jogar meu verdadeiro melhor tênis”, disse o espanhol, para quem o sérvio “é o melhor jogador do mundo” na atualidade. Apesar disso, o dono de nove títulos em Paris tem retrospecto positivo no confronto com o número 1: são 23 vitórias contra 20 do rival. “Estou muito empolgado. Será uma grande partida”, afirmou Djokovic, referindo-se ao jogo marcado para a quarta-feira.

Voltar ao topo