Mundial Júnior de Natação

Rio de Janeiro – O I Mundial Júnior terminou neste domingo, com festa no Parque Aquático Júlio de Lamare. A equipe brasileira conquistou uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze e ainda teve um recorde sul-americano. O revezamento 4x100m medley masculino fechou com medalha de bronze a participação do Brasil que, segundo técnicos, atletas e dirigentes, superou as expectativas.

Três nordestinos (Leonardo Guedes, Frederico Castro e Alan Silva) e um paulista (Maurici Pereira) formaram o 4x100m medley terceiro colocado (3m50s23). O time vencedor foi o da Itália (Damiano Lestingi, Edoardo Giorgetti, Marco Pellizzon e Michele Santucci), com 3m44s22, seguido pela Rússia (Anton Anchin, Mikhael Ermolaev, Kirill Chibisov e Sergey Fesikov), com 3m44s28.

– Nos últimos 25 metros a Sérvia encostou, mas consegui bloquear e foi fundamental pra nossa medalha. Nunca vou esquecer esta competição, disse Alan.

Leonardo Guedes ganhou ouro (50m costas), prata (100m costas) e bronze (4x100m medley) e foi um dos nomes da competição.

A Itália, com nove medalhas de ouro, foi vitoriosa no quadro de medalhas, mas a Rússia levou o troféu de melhor equipe, pois somou pontos.

No ritmo do Mundial

 E como o tempo não pára, o Troféu Brasil/Correios de Natação acontece em duas semanas, de 5 a 10 de setembro, também no Parque Aquático Júlio de Lamare. Os atletas brasileiros que disputaram o Mundial Júnior e todos os principais nadadores das piscinas nacionais competem em busca dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Ainda em setembro, no dia 17, o Brasil sedia outro evento da Federação Internacional de Natação. A Maratona Internacional de Belém reunirá no norte do país os primeiros do ranking mundial e os destaques brasileiros das maratonas aquáticas, o mais novo esporte olímpico e pan-americano.

Voltar ao topo