Ironman Brasil

Maior competição de triatlo da América Latina pode ser em Curitiba

Foto: Iroman Brasil 2019 / arquivo divulgação.

Curitiba poderá entrar oficialmente no calendário do Ironman Brasil 70.3, a maior competição de triatlo da América Latina. O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu representantes do evento nesta terça-feira (23/09), no Palácio Iguaçu, para discutir a inclusão da capital paranaense no circuito que já conta com cinco cidades brasileiras e seis provas.

“Essa é uma das competições mais difíceis do mundo, que demanda muito do atleta e que, mesmo com tantas dificuldades, esgota suas inscrições em minutos. O Paraná poder receber um evento como esse mostra que entramos definitivamente na rota das grandes atrações nacionais e internacionais, movimentando a economia com hospedagens, alimentação e o turismo”, afirmou Ratinho Junior.

O governador ainda destacou o potencial da capital paranaense. “Curitiba, cidade reconhecida no mundo pela sua inovação e sustentabilidade, também tem se transformado em referência na área do esporte, o que ajuda a nos credenciar para recebermos um dos maiores eventos de triatlo do mundo. Se você é atleta, se prepare: em alguns dias teremos o anúncio oficial e a abertura das inscrições”.

Caso confirmada, Curitiba será a sexta cidade a entrar no circuito que já contempla Aracaju (SE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) com duas provas, e Brasília (DF).

O Ironman não é para amadores! A competição exige preparo físico intenso e resistência para encarar os 112 quilômetros totais divididos em três modalidades: 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

E o diferencial da edição paranaense seria justamente o percurso distribuído entre três cidades: a prova de natação aconteceria em Araucária, o ciclismo em Campo Largo, e a corrida em Curitiba, com chegada no Parque Barigui, onde também seria montada a Ironman Village.

Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, detentora dos direitos do Ironman Brasil, demonstrou entusiasmo com a possibilidade: “A ideia da reunião foi justamente a apresentação do projeto e alinhar os próximos passos. Uma prova como essa traz turistas do Brasil e do mundo inteiro para a cidade-sede, pois o movimento Ironman transcende a esfera esportiva; é também um evento turístico. Por isso, estamos muito animados com a perspectiva de Curitiba se tornar a nova praça para mais um evento”.

“Há 25 anos estamos à frente do movimento Ironman no Brasil, sendo os licenciados mais antigos do mundo. Acredito que a Capital do Paraná tem todas as condições de receber esse evento grandioso, o maior de triatlo do mundo, já a partir de 2026. Ele estaria inserido no mês de comemoração do aniversário da cidade, em março, então seria um belo presente a prova do Ironman Curitiba”, completou.

Os próximos passos incluem articulação com as secretarias estadual e municipais do Esporte e órgãos de trânsito para viabilizar a competição. A TV Paraná Turismo, vinculada à Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), deve transmitir o evento.

A expectativa é que o anúncio oficial e a abertura das inscrições aconteçam já em outubro, com a prova marcada para março de 2026, coincidindo com as comemorações de aniversário da capital paranaense.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna