Lucas tenta sorte na NBA

Depois do terceiro título do San Antonio Spurs vencendo por 4 a 3 a emocionante decisão contra o Detroit Pistons, a temporada 2005-06 da NBA começa hoje, às 20h30 (de Brasília), com o draft para eleger os estreantes na liga, em cerimônia realizada no Teatro do Madison Square Garden em Nova York. Quatro brasileiros estão inscritos no "vestibular": o pivô Lucas Tischer (São José dos Pinhais/Keltek), o ala-pivô Anderson Ferreira (Chipola College, da Flórida), o pivô Murilo Becker (Ribeirão Preto) e o armador Marcelinho Huertas (DKV Joventut espanhol).

Com a desistência do ala-pivô Tiago Splitter, vice-campeão europeu e espanhol pelo TAU Cerámica, o Brasil não terá escolhido na primeira rodada pela primeira vez desde que o ala-pivô Nenê abriu as portas para o país como sétimo escolhido no draft de 2002. Dos brazucas, Lucas é o que tem mais chances na segunda rodada, pois peregrinou pelos Estados Unidos em testes e ouviu elogios no New Jersey Nets, que tem a 43.ª escolha. Os demais são zebras. O pivô australiano Andrew Bogut se prepara para ser o primeiro escolhido pelo Milwaukee Bucks no draft que pode bater o recorde de estrangeiros selecionados.

Quanto aos brasileiros, o pivô de 2,08m e 22 anos Lucas Tischer levou o estreante São José dos Pinhais/Keltek aos playoffs do Nacional e viajou para os EUA para testes começando por Atlanta, de olho no sonho da NBA. Se ele não for draftado, ainda tenta uma vaga para ser testado por uma equipe na liga de verão. O pivô do Ribeirão Preto Murilo esteve inscrito nos drafts de 2004 e 2005, mas ficou no Brasil até seu time ser eliminado pelo Uberlândia nas semifinais do Nacional e vai disputar torneios de verão na Espanha, ele nem está contando com uma chance nos EUA.

O armador Marcelinho Huertas manteve seu nome no draft, mas estava mais bem cotado no ano passado, quando fez vários testes nos EUA e aparecia em vários sites especializados como escolha de segunda rodada, mas desistiu e acabou contratado pelo DKV Joventut da Espanha. Desta vez Huertas não aparece nas principais projeções, não se apresentou para os olheiros em solo americano e já se prepara para mais uma temporada na Europa. Já Anderson Ferreira, ex-Botafogo/RJ, vem de uma faculdade sem tradição na NCAA e é o maior azarão do grupo. Splitter e o ala Marquinhos, do Premiata Montegranaro da Itália, estão bem cotados para o draft de 2006.

Meninas na reta final de preparação

Rio de Janeiro – A seleção brasileira feminina de basquete entra nesta semana na fase final da preparação para a disputa do Campeonato Sul-Americano, que será na cidade de Villavicencio, na Colômbia. A equipe do técnico Antônio Carlos Barbosa está trabalhando no ginásio do Botafogo, no Rio.

O treinador ganhou uma boa notícia para os treinamentos da semana. A pivô Érika se reintegrou ao grupo depois de se recuperar de uma torção no tornozelo direito.

O Brasil estréia na competição no dia 6, contra o Paraguai, e terá ainda como adversários Equador (dia 7), Chile (9), Venezuela (10), Colômbia (11) e Argentina (12).

Comemoração

Campeão do nacional masculino de basquete, o time do Telemar desembarcou ontem no Rio para poder, enfim, festejar em casa.

A equipe conquistou o título no domingo, ao derrotar o Uberlândia/Unitri por 106 a 92, em Minas Gerais.

Voltar ao topo