Londres recebe comitês paraolímpicos

A menos de um ano para os Jogos Paraolímpicos de 2012, Londres recebeu, na última semana, representantes e chefes de missão de 108 Comitês Paraolímpicos Nacionais (NPCs) para o acerto de detalhes importantes para a realização da maior competição para atletas com deficiência do planeta. O encontro teve início com um workshop para os chefes de missão, onde apenas quatro países se apresentaram: Brasil, Canadá, Austrália e Alemanha.

“Fomos convidados para falar sobre como criar uma estratégia, com objetivo de longo prazo, para conquistar bons resultados nos Jogos Paraolímpicos. O Brasil fez um bom trabalho e os países querem aprender o que temos a ensinar. Isso mostra que o Brasil está entre os países de ponta e é referência no esporte paraolímpico internacional”, afirmou o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, que fez a apresentação sobre o salto da Seleção Brasileira no quadro de medalhas das Paraolimpíadas 24.º em Sydney 2000, 14.º em Atenas 2004, 9.º em Pequim 2008 e o objetivo ousado de ficar entre os sete melhores em Londres 2012.

Após o workshop, organizado pela Academia Paraolímpica Internacional, que faz parte do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), os chefes de missão participaram de um seminário para atualizações e apresentação de informações valiosas sobre várias áreas ligadas à realização das Paraolimpíadas como classificação funcional, credenciamento, alojamento, uniformes, vila paraolímpica, transporte e alimentação.

As Paraolimpíadas de Londres 2012 acontecerão entre os dias 29 agosto e 9 setembro, e devem reunir mais de 4.000 atletas de 150 países, em 20 modalidades (atletismo, tiro com arco, tiro esportivo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, hipismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, remo, vela, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado, rugby e esgrima em cadeira de rodas).