Judô brasileiro conquista 3 ouros em São Paulo

A seleção brasileira de judô conquistou nove medalhas, sendo três delas de ouro, no primeiro dia de disputas da etapa de São Paulo da Copa do Mundo, neste sábado, no Ginásio do Ibirapuera. Erika Miranda (na categoria 52kg), Rafaela Silva (57kg) e Luiz Revite (66kg) subiram ao lugar mais alto do pódio e foram os primeiros grandes destaques do País na competição que prosseguirá neste domingo.

Além dos três ouros, o Brasil obteve mais duas pratas, com Breno Alves (60kg) e Eleudis Valentim (52kg), e quatro bronzes, com Leandro Cunha (66kg), Taciana Lima (48kg), Ketleyn Quadros (57kg) e Mariana Silva (63kg).

A Copa do Mundo conta pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô (FIJ), sendo que a medalha de ouro equivale a 100 pontos, a prata garante 60 e o bronze assegura 40.

Ouro neste sábado, Érika Miranda festejou o que foi o desfecho de sete dias perfeitos para ela, que, há uma semana, venceu o Grand Slam do Rio de Janeiro. “Fazia tempo que eu não sabia o que era uma semana perfeita. Procurei treinar forte nos dias após o Grand Slam e mantive a tranquilidade para conquistar mais um resultado importante na caminhada para a Olimpíada de Londres”, disse Érika Miranda, que decidiu a disputa do ouro com a compatriota Eleudis Valetim.

Já Rafaela Silva festejou o fato de ter conseguido dar o troco sobre Kifayat Gasimova, do Azerbaijão, na decisão, após ter sido derrotada pela adversária nas quartas de final do Grand Slam de Moscou. “Estava com a Gasimova entalada e, quando vi que ia disputar a final com ela, tinha certeza de que a medalha de ouro seria minha”, ressaltou a judoca, que não conteve as lágrimas no pódio, depois de ganhar a sua final por ippon. Neste ano, Rafaela Silva também foi medalha de ouro no Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha, em fevereiro.

E, se duas brasileiras foram ao topo do pódio, Luiz Revite surpreendeu ao ser o único homem do País a conquistar o ouro neste sábado. Figurando hoje apenas como 38.º colocado no ranking mundial da FIJ, ele desbancou os favoritos e assegurou a sua façanha com uma vitória, por ippon, sobre o romeno Dan Gheorghe Fasie. “Morei seis anos aqui no Ibirapuera e, vencer desta forma, de ippon, é ainda mais especial. Ano passado fiquei na terceira colocação na Copa do Mundo e hoje (sábado) tive a alegria de ser campeão e ouvir o hino nacional do Brasil”, comemorou.

As disputas deste domingo na etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Judô começam às 9 horas, com as lutas das categorias 70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e +100kg.

Voltar ao topo