Jean permanece em 9.º no Rali Dacar

O piloto brasileiro Jean Azevedo conseguiu, ontem, o 10.º melhor tempo na oitava etapa da categoria motos do Rali Dacar. Com 6h09min47s para completar o trecho de 508 km cronometrados entre Atar e Nouakchott, na Mauritânia, Jean ficou 13min52s atrás do vencedor o francês David Casteu.

Nouakchott, Mauritânia (AE) – Com o desempenho nesta etapa, o brasileiro permanece na nona colocação na classificação geral do rali. Jean Azevedo está com o tempo acumulado 32h17min27 e precisa tirar uma diferença de 6min51s para tomar a oitava posição de Casteu. O líder da competição é o espanhol Marc Coma.

Nos carros, a etapa de ontem foi desgastante e com baixas para os carros da Volkswagen. Assim como na sexta, os pilotos dos carros sofreram. Mas a vitória em meio às dunas de Atar a Nouakchott foi do francês Thierry Magnaldi, que alcançou o segundo triunfo na atual edição.

Quem comemorou mesmo o sábado do Dacar 2006 foi o também francês Stephane Peterhansel, que chegou na terceira colocação do dia e assumiu, pela primeira vez, a liderança.

A bordo de um buggy da equipe Schles Raid Ford, Magnaldi precisou de 5h00min56 para percorrer os 508 quilômetros cronometrados da especial. O tempo foi 6min52 melhor que o do americano Mark Miller e que o de Peterhansel, que acabaram empatados.

No quarto lugar chegou o espanhol Nani Roma (a 7min55), em quinto o francês Luc Alphand (a 10min36) e em sexto o sul-africano Giniel de Villiers (a 26min16). Apesar de completarem a especial em posição boa, Roma e Alphand suaram para desatolar seus Mitsubishi de dunas.

Pior situação voltou a viver a Volkswagen. Depois de liderar os primeiros dias do Dacar, a equipe alemã está ficando para trás. A alemã Jutta Kleinschmidt ficou com seu carro atolado, e completou a prova a 1h10min32 de Magnaldi.

Já o espanhol Carlos Sainz, que venceu três especiais, pode estar dando adeus ao rali deste ano. Ele não percebeu uma pedra quando dava ré para voar sobre uma duna, e danificou seriamente a roda traseira, precisando de assistência para resolver o problema. Dificilmente seguirá na prova.

Neste domingo, o Rali Dacar não terá etapa. O dia livre em Nouakchott será usado pelos participantes para reparos nos equipamentos.

Voltar ao topo