Não é apenas na elite do Campeonato Paranaense que nomes já consagrados no futebol paranaense estão dando os primeiros passos como técnicos de futebol. Na Divisão de Acesso do Estadual, o ex-zagueiro Ageu Gonçalves, ídolo do Paraná Clube e que também coleciona passagem pelo Coritiba, é o atual comandante do novato time do Independente de São José dos Pinhais. Depois de atuar ao lado do experiente técnico Marcelo Oliveira por quatro anos, o agora treinador do time da Região Metropolitana quer alçar voos mais altos na sua carreira de técnico.

continua após a publicidade

Sempre eficiente em campo, quando atuava como zagueiro, Ageu Gonçalves tem mostrado grandes resultados também fora das quatro linhas. Pelo Independente, o treinador conquistou, em 2017, o acesso e o título da terceira divisão do Estadual de forma invicta. Neste ano, na Divisão de Acesso, a equipe de São José dos Pinhais é a vice-líder com 10 pontos conquistados em quatro partidas.

Para o treinador, a experiência que teve como jogador, quando disputou várias edições do Campeonato Paranaense, contribui diretamente para a conquista de grandes resultados. No último domingo, Ageu Gonçalves enfrentou o PSTC, comandado pelo também ex-paranista Reginaldo Vital e o duelo, realizado no Estádio do Pinhão, terminou empatado em 0x0.

Ageu foi auxiliar de Marcelo Oliveira no Paraná, Cruzeiro e Palmeiras. Foto: Arquivo.

“Ajuda, sem dúvidas. A gente já trabalhou com vários nomes de treinadores e conhece o perfil. Enfrentamos o PSTC, que tem o Reginaldo Vital no comando. Acompanhei, há dois anos, o trabalho dele. Foi o jogo mais complicado que tivemos, principalmente pela forma do Vital trabalhar taticamente com seu time”, contou Ageu Gonçalves, em entrevista exclusiva à Tribuna do Paraná.

continua após a publicidade

Com Ageu Gonçalves no comando, São José dos Pinhais pode voltar a ter um time na elite do futebol paranaense depois dos tempos áureos do Malutrom, no início dos anos 2000. “É importante ter os pés no chão. O time do ano passado fez uma campanha excelente, conseguiu o acesso e o título de forma invicta, mas passou. A segunda divisão do Estadual é complicada. Entramos como a sexta força, sabendo que outros times têm mais tradição. Vamos pensar jogo a jogo, motivados sempre para estar brigando pela ponta da tabela”, avisou.

Ageu foi um dos jogadores que mais vestiu a camisa do Tricolor. Foto: Arquivo.

Ageu Gonçalves fez parte da comissão técnica permanente do Paraná Clube quando conheceu, em 2010, o técnico Marcelo Oliveira. O ex-zagueiro do Tricolor foi, então, auxiliar do experiente treinador no Cruzeiro, de 2013 a 2015, e no Palmeiras, em 2016. Agora no comando do Independente, Ageu quer fazer uma grande campanha para ver a sua carreira como treinador decolar de vez.

continua após a publicidade

“É questão de oportunidade. É importante que você esteja focado no seu clube. Isso vai vir com trabalho e com a ajuda dos jogadores para implementar e executar o trabalho. Fazer com que os atletas entendam o que você está querendo, que eles possam cumprir o que está pedindo. Tendo resultados, convites vão aparecer de acordo com o que você vem fazendo”, disse o treinador, que sabe que a pressão em clubes maiores é maior.

“Nesses oito anos e meio de comissão técnica, trabalhei com vários treinadores. Sei da cobrança de outras equipes, principalmente as maiores, que querem resultados imediatos. Eu tenho me preparado e o que venho fazendo agradeço ao grupo todo do Independente. É acreditar primeiro no nosso trabalho. Depois, o que vier pela frente é fruto do que a gente fez aqui no clube”, arrematou Ageu Gonçalves.