Tabu ajuda eixo

Futebol do sudeste domina a Copa do Brasil

Além de manter o jejum de títulos do futebol paranaense na Copa do Brasil, o fracasso do Atlético diante do Flamengo, ontem, no Maracanã, só fez aumentar a hegemonia das equipes do Sudeste no torneio. Agora, com o título do rubro-negro carioca, são 17 conquistas das equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais na história do torneio nacional. A região Sul, com conquistas gaúchas e catarinenses, aparece como a segunda mais vencedora, com o total de 7 títulos. A região Nordeste, com o Sport Recife, tem um título.

Se os títulos da Copa do Brasil forem contabilizados por Estado, São Paulo aparece na frente com oito conquistas ao todo. Foram três títulos do Corinthians, dois do Palmeiras e um de Santos, Paulista de Jundiaí e Santo André. O Rio Grande do Sul aparece como o segundo estado que mais conquistou a competição nacional. Dos 6 triunfos, foram quatro do Grêmio, um da Internacional e um do Juventude.

Agora, com a terceiro conquista do Flamengo, o Rio de Janeiro é o terceiro estado brasileiro que venceu na Copa do Brasil. Ao todo, foram cinco títulos e, além das façanhas do rubro-negro carioca, Vasco e Fluminense venceram cada um uma vez o torneio. Os quatro títulos do Cruzeiro deixam o estado de Minas Gerais como o quarto mais vitorioso da competição nacional.

Outros dois estados brasileiros completam a lista dos vencedores da Copa do Brasil. Com a conquista do Sport, o Pernambuco aparece entre os ganhadores da competição nacional. Por fim, o título do Criciúma dá, a Santa Catarina, a única conquista do Estado no torneio nacional.

Porém, o título do Flamengo não mexeu com os maiores ganhadores da Copa do Brasil. Grêmio e Cruzeiro, com quatro títulos cada, são ainda os grandes vencedores da segunda principal competição do futebol brasileiro. O Flamengo igualou o número de conquistas do Corinthians e ambos, que também possuem as maiores torcidas do Brasil, completam a lista dos times que mais vezes ergueram o caneco do torneio.