Série A

Furacão quer repetir sequência de jogos do primeiro turno

O Atlético enfrenta o Santos hoje, no Pacaembu, às 18h, tentando repetir o resultado do 1.º turno, quando venceu a equipe paulista por 3 x 2, na Arena da Baixada. Além disso, tem outro desempenho que o Furacão busca repetir a partir de amanhã. A vitória sobre o Santos na primeira partida do Brasileirão trouxe sorte ao time. Depois daquele resultado, o Furacão emendou uma sequência de sete jogos sem perder.

Se conseguir o mesmo aproveitamento, a zona do rebaixamento será deixada para trás. Logo após despachar o Peixe, o Atlético conseguiu ainda vencer o Atlético-GO na rodada seguinte. O caminho pode começar a se redesenhar hoje, somando-se à vitória sobre o Ceará na rodada passada. Para isso, o Furacão precisa reverter uma situação que tem sido comum neste campeonato: o aproveitamento pífio em jogos como visitante. Foram apenas duas vitórias em território inimigo.

Mas nada disso preocupa o técnico Antônio Lopes, que encara a dificuldade de ter bons resultados fora da Baixada como algo comum a todos os clubes neste ano. “A incidência de resultados no campo do adversário é sempre menor que dentro seu próprio campo. Fizemos duas vitórias fora, mas o Vasco, que está liderando, também perdeu pontos a beça fora. O próprio São Paulo e o Corinthians também. Isso é normal numa competição equilibrada e de bons times”, frisou.

Fazer um resultado bom em casa, o quanto antes, é a meta maior do Furacão, que terá ainda de vencer todos os confrontos na Arena da Baixada. Porém, diante do Santos, um empate não seria mal resultado aos olhos do Delegado. A qualidade do time adversário faz Lopes ser mais cauteloso na hora de falar sobre uma vitória. Nem mesmo a derrota seria encarada de maneira estranha pelo treinador. Mas nada impede o time de voltar de São Paulo vitorioso, objetivo maior hoje.

Chegando como franco-atirador, o Atlético quer surpreender os donos da casa, usando a tática da marcação adiantada e organização na defesa. “Se tiver que perder, perdeu. Tudo bem. Tem que buscar a vitória fora, e esse jogo já é para isso, para jogar ofensivamente, marcar bem na frente, sufocar o Santos no seu campo de defesa para que a vitória possa aparecer”, explicou o treinador, que tem na ponta da língua sua estratégia para hoje:

“Tem que estar organizado na hora de sair para jogar. Atacar com organização, se precavendo atrás para encaixar antecipadamente a marcação.”