Franceses lançam projeto para voltar a receber Fórmula 1

A ausência da França no calendário da Fórmula 1 não deve durar muito. O país – que neste ano não terá uma etapa do Mundial pela primeira vez desde 1955 – já planeja o retorno para 2011. E, na terça-feira (10), autoridades locais divulgaram o projeto do circuito que deve recolocar os franceses na rota da categoria.

O novo autódromo será construído no subúrbio de Paris, entre as regiões de Flins e Les Mureaux, a cerca de 25 quilômetros do centro da capital. O projeto superou quatro concorrentes, e custará 112 milhões de euros (cerca de R$ 340 milhões) – era o orçamento mais barato entre todos os candidatos.

O arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte será o responsável pelas instalações do autódromo, e a construção será coordenada pela empresa britânica Apex UK, que participou da construção do circuito de Dubai.

A pista de Flins-Les Mureaux terá 4,5 quilômetros de extensão, com uma longa reta de mil metros. A expectativa é de que a construção esteja terminada em 2011, embora a decisão sobre o retorno da França ao calendário da Fórmula 1 dependa de Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais de categoria.