Fifa prevê “aclimatação” para jogos em altitude

A Fifa não permitirá a disputa de jogos a uma altura superior aos 2.750 metros acima do nível do mar "sem a aclimatação necessária" para os jogadores, segundo determinação aprovada neste sábado, em Tóquio, pelo Comitê Executivo da federação. A medida vale para partidas internacionais organizadas pela Fifa, como as Eliminatórias para a Copa do Mundo.

"Não haverá partidas internacionais a mais de 2.750 metros sem que haja tempo apropriado para os jogadores se aclimatarem", afirmou neste sábado o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em entrevista coletiva. Segundo Blatter, a entidade ainda trabalha nos detalhes do regulamento, para determinar o tempo necessário para os jogadores se acostumarem à altitude. A nova medida pode afetar partidas das Eliminatórias para a Copa de 2010, especialmente em países como Bolívia e Equador.

O presidente boliviano, Evo Morales, organizou recentemente uma "cruzada" em prol das partidas na altitude de seu país, após a Fifa, em maio deste ano, proibir a disputa de partidas em altitudes superiores a 2.500 metros do nível do mar. A medida foi então relaxada, passando para alturas até 3 mil metros, e a Bolívia recebeu uma permissão especial para mandar suas partidas em La Paz, cidade localizada a 3.640 metros do nível do mar.

A medida divulgada neste sábado segue "a recomendação apresentada por importantes especialistas médicos de todo o mundo". A Fifa ainda não definiu, porém, qual será o tempo de aclimatação em locais que superem essa altitude.

"Esta resolução se incorporará imediatamente a todos os regulamentos das competições da Fifa, e será recomendado que o mesmo limite seja estabelecido em outras competições internacionais", afirma a federação em comunicado.

O Comitê Executivo decidiu também cooperar com a Uefa em um estudo sobre o doping sanguíneo e na implantação de um exame cardíaco antes de todas as competições da Fifa, tanto para jogadores quanto para árbitros. Também foi aprovado um programa para buscar uma maior profissionalização dos árbitros, buscando assim preparar melhor esses profissionais.

Voltar ao topo