Fifa anuncia domingo cidades sedes da Copa de 2014

Os presidentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, anunciam neste domingo (31), a partir das 15h30, as cidades brasileiras que vão receber os jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014. O vice-governador, Orlando Pessuti, está em Nassau (Bahamas) para participar da cerimônia de lançamento das 12 subsedes do campeonato mundial.

Além de Curitiba, 17 cidades estão na disputa: Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Belém (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Brasília (DF), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).

Para se candidatar a subsede, cada Estado indicou um estádio – no Paraná, a Arena da Baixada – e apresentou projetos de melhorias de infraestrutura das cidades. No caso paranaense, foi instalado, em 2008, o Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo Fifa 2014, composto por representantes dos governos estadual e municipal, entidades e sociedade civil organizada, para coordenar os trabalhos.

Desde então, os representantes se reuniram muitas vezes, foram a Brasília conversar com diretores da CBF e se encontraram com ministros, deputados, vereadores e prefeitos, a fim de reunir informações para a elaboração do projeto de infraestrutura. O estudo enviado à CBF é baseado no caderno de encargos apresentado pela Fifa e foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Os projetos vão atender os setores de energia, saneamento, saúde pública, meio ambiente, mobilidade urbana, turismo, segurança, habitação e educação. Entre os principais pontos estão obras de engenharia e arquitetura, que visam melhorar a acessibilidade e a mobilidade em Curitiba e Região Metropolitana. A praça em frente à Arena da Baixada será reformada e mudanças internas devem ser feitas no estádio, como iluminação, cobertura e ampliação de estacionamento e de área para a imprensa.

Cidades do interior do Estado também serão beneficiadas com a vinda da Copa do Mundo. Elas poderão hospedar as seleções durante o período de treinos, antes das estréias. Também é esperado grande número de turistas. Além disso, devem receber melhorias em aeroportos e rodovias, conforme prevê o projeto.

Voltar ao topo