Federação manda Armstrong devolver R$ 7,7 milhões

A União Ciclística Internacional (UCI) decidiu hoje que o ciclista americano Lance Armstrong terá que devolver toda premiação conquistada nas edições da Volta da França que participou.

O atleta americano foi o vencedor de sete corridas, mas a UCI já havia decidido cassar todos os títulos do ex-ciclista.

No total, Armstrong recebeu em premiação, apenas no Tour, aproximadamente 2,95 milhões de euros (cerca de R$ 7,7 milhões).

Também nesta sexta, a entidade que dirige o ciclismo mundial decidiu que as sete edições do Tour de France que haviam sido conquistadas por Armstrong ficarão sem vencedor depois da decisão de tirar os títulos do ciclista, acusado de envolvimento em esquema de dopagem.

“O Comitê decidiu aplicar esta decisão a partir de agora para qualquer resultado esportivo desqualificado por causa de doping, no período entre 1998 e 2005”, aponta comunicado divulgado pela UCI.

Na segunda-feira passada, a entidade acatou relatório da Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada), que acusa doping de consumir e distribuir substâncias proibidas. O órgão pediu que os sete Tours vencidos pelo americano entre 1999 e 2005, fossem retirados, além de sua exclusão do esporte.