Em jogo com duas viradas, São Paulo bate Atlético-MG

Em um jogo bastante equilibrado, com duas viradas no placar e onde os erros foram determinantes para o resultado final, o São Paulo conseguiu uma importante vitória, por 3 a 2, sobre o Atlético Mineiro, no estádio Ipatingão, em Ipatinga, pela 19.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, a segunda seguida, o time paulista encerra o primeiro turno com 25 pontos, no meio da tabela, e já sete pontos à frente dos mineiros, a melhor equipe entre os virtualmente rebaixados.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes apostando mais nos erros do adversário do que na própria criação. Mostra disto foi que os dois primeiros gols saíram exatamente de erros das defesas. Aos 10 minutos, após batida de escanteio da direita, o goleiro Fábio Costa tentou cortar, mas acabou apenas aparando a bola para Casemiro, livre na segunda trave, bater de primeira para abrir o placar para o São Paulo.

Pressionando após sair atrás, o Atlético chegou ao empate aos 17 minutos. Depois de uma bola levantada na área, Miranda se enroscou sem bola com Obina e o árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro marcou pênalti. O mesmo Obina bateu com força no ângulo direito de Rogério Ceni e marcou.

Errando menos, o time mineiro chegou à virada também de pênalti, ainda no primeiro tempo. Serginho recebeu na esquerda, fez fila na área e acabou derrubado por Casemiro, que foi no lance até de forma inocente. Obina bateu firme, novamente no canto direito do goleiro são-paulino, e fez o seu segundo no jogo, aos 38 minutos.

Na segunda etapa, o Atlético voltou a errar e o São Paulo soube aproveitar as oportunidades, também graças à qualidade de Marcelinho. Aos 10 minutos, Eron ficou parado na saída de jogo e deu condição para Richarlyson, que recebeu livre na esquerda e cruzou rasteiro para o camisa 37 que, mesmo meio atrapalhado, conseguiu empurrar para o gol.

Aos 15 minutos, Marcelinho arrancou pela direita, deu uma meia-lua em Eron, foi à linha de fundo e cruzou para trás. Jataí tentou o corte, mas acabou se atrapalhando no lance e deixou a bola para Fernandão, que a ajeitou e bateu cruzado para virar o placar.

Após a virada, o São Paulo, de atuação inspiradora no começo do segundo tempo, passou a jogar quase que apenas na defesa, abdicando do ataque até mesmo após as saídas de Marcelinho e Dagoberto, faltando ainda boa parte da etapa por jogar. Precisando novamente correr atrás do placar, o Atlético mostrou muita disposição, mas não conseguiu passar pela defesa são-paulina, que se mostrou bastante concentrada nos minutos finais, disposta a não errar e garantir de vez o resultado.

Pela 20.ª rodada, na próxima quarta-feira, às 22 horas, o São Paulo recebe o Flamengo, no Morumbi. No dia seguinte, às 21 horas, o Atlético visita o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Ficha técnica

Atlético-MG 2 x 3 São Paulo

Atlético-MG – Fábio Costa; Diego Macedo, Réver, Werley e Eron; Serginho, Rafael Jataí (Jackson), Fabiano e Ricardinho (Mendez); Neto Berola (Ricardo Bueno) e Obina. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

São Paulo – Rogério Ceni; Jean, Renato Silva, Miranda e Junior Cesar (Cléber Santana); Casemiro, Rodrigo Souto, Richarlyson e Marcelinho (Samuel); Dagoberto (Jorge Wagner) e Fernandão. Técnico: Sérgio Baresi (interino).

Gols – Casemiro, aos 10, e Obina (ambos de pênalti), aos 17 e aos 39 minutos do primeiro tempo; Marcelinho, aos 10, e Fernandão, aos 15 minutos do segundo tempo.

Árbitro – André Luiz de Freitas Castro (GO).

Cartões amarelos – Eron, Neto Berola e Obina (Atlético-MG); Casemiro, Miranda, Renato Silva e Dagoberto (São Paulo).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG).

Voltar ao topo