Em Belo Horizonte, Corinthians desafia o líder Cruzeiro

Vencer um jogo como visitante no Campeonato Brasileiro se tornou um problema para o Corinthians. Isso só aconteceu três vezes. E explica, em parte, a diferença de 13 pontos para o líder Cruzeiro, o adversário desta quarta-feira, às 22 horas, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 27.ª rodada.

Faz dois meses que o time do técnico Mano Menezes não ganha um jogo atuando fora de casa. A última vitória ocorreu no dia 8 de agosto, na Vila Belmiro, contra o Santos. Jogando em território inimigo, há quatro partidas a equipe não faz sequer um gol.

Nesta quarta, o Corinthians iniciará uma sequência de compromissos fora de casa pelo Brasileirão. No sábado, o rival será o Botafogo, em Manaus. No outro fim de semana, será o Internacional, no estádio Beira-Rio, em Belo Horizonte. Por causa da perda de um mando de campo, o time só voltará ao Itaquerão em novembro.

Mano Menezes disse que o Corinthians reagiu nos últimos jogos e que tem tudo para voltar a vencer como visitante. O treinador afirmou que é impossível a equipe não ganhar uma partida nessa sequência. O problema é que, além de seus péssimos números, o time enfrentará o melhor do campeonato – e provável campeão – sem três titulares: Gil, Elias e Guerrero, o jogador que fez a diferença nos últimos jogos. Eles foram convocados por suas seleções para a disputa de amistosos.

Para sorte de Mano Menezes, o Cruzeiro de Marcelo Oliveira também terá desfalques importantes como Dedé (suspenso), Everton Ribeiro (está com a seleção brasileira) e Ricardo Goulart (machucado).

Mano Menezes disse que seu time está mais confiante depois de vencer os dois últimos confrontos, ambos em casa, e que espera ver um grande jogo, apesar dos desfalques. O técnico afirmou que não teme o adversário. “O Cruzeiro tem o melhor time da competição, mas continuo pensando que ele não é imbatível. Temos a pretensão de batê-lo mesmo sabendo das dificuldades. Precisamos de um grande jogo fora de casa, com clareza, com tranquilidade. E é isso o que vamos tentar fazer”.

Não haverá nenhuma grande surpresa na escalação do Corinthians, apesar de Mano Menezes continuar proibindo a imprensa de assistir aos treinos nas vésperas das partidas. Na defesa, Felipe assumirá a vaga de Gil. No ataque, Romero deverá ser o substituto de Guerrero. A dúvida está no meio de campo: Guilherme Andrade, volante mais defensivo, ou Danilo, que seria uma alternativa para deixar o time mais ofensivo. O setor ainda terá Petros, Bruno Henrique e Renato Augusto. Ralf não está 100% recuperado.

Se o título brasileiro é quase impossível, o Corinthians ainda almeja conquistar uma vaga na Copa Libertadores. Tem 43 pontos, em sexto lugar. O número de pontos, no entanto, é o mesmo do Atlético Mineiro, o quarto.

Segundo Mano Menezes, o objetivo é conquistar uma vaga na Libertadores pelo Brasileirão ou pela Copa do Brasil. Mas o técnico evita falar em catástrofe caso o time não dispute o torneio continental no ano que vem. “Não gosto desses adjetivos. A vaga vai acontecer se tivermos competência. A Libertadores não vem por decreto. O que eu assumo é brigar pelo melhor resultado e trabalhar sério”.

Voltar ao topo