Segundona

Desafio do Paraná Clube é derrubar o líder

O jogo de hoje à tarde – às 16h10, no Durival Britto – pode ser a chave de acesso do Paraná Clube a uma briga direta pelas primeiras colocações da Série B. O desafio do Tricolor é derrubar o líder Corinthians, ainda invicto jogando na condição de visitante. Outro ingrediente nesse duelo é o retrospecto totalmente favorável ao clube paulista, ao longo dos 23 confrontos realizados entre as agremiações.

O Timão tem um aproveitamento de 66% nesses jogos. Apesar dos números, o representante paranaense contribuiu diretamente para a queda do Corinthians, com um empate e uma vitória nas partidas válidas pela Série A no ano passado.

“Números não ganham jogo. O importante é que estamos vivendo um bom momento e vamos colocar tudo o que temos de bom nesse jogo, que pode nos dar um grande impulso nesta Série B”, comentou o meia Giuliano.

O técnico Rogério Perrô, apesar do treino secreto realizado na manhã de ontem, deixou clara a intenção de não mexer na estrutura tática utilizada na última jornada. “Só tenho uma dúvida no ataque”, anunciou o treinador.

Assim, o sistema com três volantes está mantido. Nesse caso, Agenor fará a função de um “falso zagueiro”, dependendo da necessidade da partida. Apesar do poderio do adversário, o técnico não irá recorrer a marcações individualizadas.

“Teremos cuidados especiais com alguns atletas, sim, mas sempre tentando impor o nosso jogo, como em jogos anteriores”, avisou Perrô. Na sua visão, não há segredos quanto ao estilo do Timão atuar. “É o time em maior evidência na Série B. O que os diferencia é a individualidade de jogadores do nível de Douglas, Dentinho e Herrera”, ponderou. “Mas, do lado de cá também temos nossas armas”.

Perrô sabe que Giuliano e, especialmente Éverton, serão vigiados de perto. “Questões como essa ficam por conta da individualidade. Vai caber a eles, lá dentro, se desvencilharem desse bloqueio”, disse o comandante tricolor.

Com a mobilidade dos meias e a aproximação dos volantes e alas, o Paraná espera um volume de jogo capaz de surpreender o adversário. “Vamos respeitar o adversário, mas sem temor. Na teoria, o empate pode não ser ruim, mas bom mesmo é a vitória”, destacou o ala Rogerinho.

No apronto de ontem pela manhã, Perrô teria trabalhado duas formações distintas para o ataque. Mesmo já tendo feito sua escolha, optou por manter a dúvida entre Marcelinho e Vinícius. Dois atacantes com características distintas.

Com Marcelinho – o mais cotado, pois vem entrando nas últimas partidas – o Paraná abdica da presença de área e vai recorrer à velocidade como forma de envolver os zagueiros corintianos. Já o experiente Vinícius – que chegou ao clube na semana passada – seria a opção de referência, para buscar o choque com os defensores adversários.

CAMPEONATO BRASILEIRO ­ SÉRIE B
1º Turno ­ 14ª Rodada
PARANÁ CLUBE x CORINTHIANS
Paraná

Gabriel; Claudemir, Ricardo Ehle, Luciano e Rogerinho; Agenor, Léo, Naves e Giuliano; Éverton e Marcelinho (Vinícius).
Técnico: Rogério Perrô
Corinthians
Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Elias e Douglas; Dentinho e Herrera.
Técnico: Mano Menezes
Súmula
Local:
Durival Britto
Horário: 16h10
Árbitro:
Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Carlos Berkembrock (SC) e Claudemir Maffessoni (SC)