Derrota em casa abalou a confiança da torcida Tricolor

Mais do que frustrar seu torcedor, o Paraná Clube deixou escapar uma real oportunidade de se distanciar dos seus principais concorrentes por uma vaga no G4. Apesar da derrota para o Sport (2×1, no sábado), o Tricolor contou com tropeços de rivais e se manteve na área de acesso à Série A. Só que ao perder mais três pontos em casa, o time de Roberto Fonseca se distanciou dos três primeiros colocados e a turma do bloco intermediário se aproximou perigosamente.

“O perde e ganha continua muito grande nesta Série B. Vacilamos, mas outros clubes também tropeçaram. Então, é assimilar o resultado ruim e reagir já na próxima rodada”, disse Roberto Fonseca. O treinador assumiu o Paraná logo após a 3.ª rodada e num modesto 12.º lugar. Desde então, o clube só ficou fora do G4 uma única vez. Só que, hoje, todo este trabalho está em xeque. Caso não vença o Bragantino, no próximo sábado, fora de casa, o Tricolor dificilmente fechará o primeiro turno entre os quatro primeiros colocados.

“Não podemos mais desperdiçar pontos em casa. Senão, vai ficar difícil”, reconheceu o volante Éverton Garroni, autor do único gol paranista diante do Sport. Caso tivesse vencido o time pernambucano, hoje o Paraná teria uma confortável vantagem de quatro pontos para o 5.º colocado, o Americana. Um quadro que deixa o elenco tricolor sob pressão, já que pela segunda vez seguida o time poderá não atingir a minimeta (sete pontos a cada quatro jogos). Pior do que isso, o objetivo de fechar o primeiro turno com 32 pontos, já era.

“Vamos ter que vencer fora. Assim, chegaríamos aos 31 pontos e seguiríamos pelo menos próximos do número ideal”, admitiu Fonseca. O treinador não encontrou justificativas para o fraco desempenho da equipe, em especial no primeiro tempo do jogo de sábado. “Marcamos mal e fomos envolvidos pelo adversário. Foi o nosso pior primeiro tempo, na Vila Capanema, em toda esta Série B”, analisou o treinador. Mesmo com três volantes, os meias do Sport (que não tinha Marcelinho Paraíba) sobraram em campo.

Com o revés, o desempenho do Paraná Clube, como mandante, caiu para apenas 59,26%. Muito pouco para quem sonha com o acesso. No returno, o Tricolor terá dez jogos em casa e somente melhorando esses números irá se manter como um dos candidatos a voltar à primeira divisão nacional. Na prática, esse grupo terá que recuperar o bom futebol do início da competição para, assim, reconquistar a confiança do torcedor, visivelmente abalada após esta sequência preocupante. O Paraná venceu apenas um e perdeu três vezes nos quatro últimos jogos disputados no Durival Britto.