Todos sabemos que o Paraná Clube é o clube com menos margem financeira para montar elenco. Não é só a necessidade de formar um time que fez Allan Aal praticamente repetir a escalação na vitória desta quinta-feira (23) por 2×0 sobre o Cascavel CR, no Olímpico Regional.

+ Podcast De Letra fala das curiosidades e maluquices do Paranaense!

Isto sempre precisa estar no radar de quem analisa. Não se pode exigir agora do Tricolor uma busca de reforços no mesmo patamar de Athletico e Coritiba. O negócio é apostar na base, tentar soluções em parcerias com clubes, essas coisas. Quem entra em campo precisa saber aproveitar a chance.

E por isso é possível compreender a opção tática do treinador. Escrevi sobre isso após o empate com o Rio Branco. Diante do Cascavel CR, o Paraná teve a mesma postura – duas linhas defensivas, com Jhony Douglas entre elas, e Rafael Furtado isolado na frente.

+ Confira um momento bizarro numa transmissão de rádio!

Nesta quinta, entretanto, o Tricolor saiu mais para o jogo. Ficou evidente desde o apito inicial que o caminho era pelos lados do campo. Mesmo que no contra-ataque, como foi o gol de Andrey – que se projetou entre os zagueiros no lançamento de Jhony.

Todo mundo com cara de bravo, mas o juiz tava felizão. Foto: Luiz Felipe Max/Foto Digital

Numa inversão de Juninho saiu o gol de Raphael Alemão, aparecendo nas costas da marcação e resolvendo o jogo com 42 minutos. Os autores dos gols ganharam uma nova chance nesse Paranaense. Alemão para mostrar que valeu a pena a contratação de uma revelação do Estadual em 2018. E Andrey para mostrar que ele é sim útil ao Tricolor, ao contrário do linchamento virtual de que ele foi vítima no ano passado.

+ Domingo tem clássico. E o ingresso precisava ser tão caro?

Uma explicação

O texto está sendo publicado só agora porque tive uma reunião na TV no horário do primeiro tempo. Seria desonesto fazer uma avaliação do jogo após o apito final sem ter visto a íntegra da partida. Por isso, preferi fazer isso antes de escrever e por isso a análise entra no ar na manhã desta sexta-feira (24).