Coxa quer receber por quebra de contrato de Ariel

O Coritiba ingressou oficialmente esta semana na Fifa para pedir R$ 6,81 milhões pela quebra de contrato do atacante Ariel com o clube no final de junho. As duas partes ainda brigam na esfera trabalhista, mas na esfera esportiva o Alviverde entende que tem direitos sobre o atleta e promete brigar até o fim.

O clube quer ainda a suspensão do jogador por quatro meses e que o Unión San Felipe, do Chile, onde o argentino está registrado, fique sem fazer contratações nas duas próximas janelas. Mas ele já antecipa que todo esse processo é lento e chega a demorar até dois anos na corte em Zurique.

“Estamos baseados no regulamento de transferências da Fifa que diz que sempre que houver uma rescisão sem justa causa o clube prejudicado pode reivindicar o ressarcimento”, avisa Eduardo Carlezzo, especialista em direito esportivo internacional.

De acordo com ele, o clube não quer mais o jogador no Alto da Glória, mas vai lutar pela multa rescisória. “Estamos cobrando a cláusula penal para transferência internacional”, continua o advogado, que defende os interesses do Coritiba nesses assuntos desde 2004. No Brasil, ele diz atender mais de 80 clubes.

O maior problema, no entanto, será o tempo a se esperar por uma definição da Fifa. “Hoje em dia não é tão rápido e este processo dura de um ano e meio a dois anos. Agora, temos que ter calma e paciência”, lamenta Carlezzo.

Mas além de pedir a multa, o Alviverde também está solicitando suspensão do atleta por quatro meses e também tentando impedir que o clube chileno faça novas contratações. “Estamos seguindo unicamente o regulamento de transferências da Fifa porque o Ariel descumpriu um contrato”, justifica o advogado.

E agora?

O próximo passo, adianta Carlezzo, será processar também o agente Fifa Nazareno Marcelleze, que “tirou” o jogador do Alto da Glória e levou para o Unión San Felipe.

Este clube, por sinal, virou só uma ponte para outro lugar porque o atacante recebeu propostas do San Lorenzo mas chegou ontem em Santander, na Espanha, para acertar com o Racing onde disputará a La Liga. Na imprensa local, por sinal, o imbróglio com o Coxa foi comentado, mas o que chamou a atenção foi que Ariel foi apresentado como “metegoles”.

Voltar ao topo