Ídolo em campo e fora dele, Tcheco, efetivado no comando do Coritiba, virou, nos últimos anos, o bombeiro oficial do clube. No ano em que o Coxa necessita retornar para a primeira divisão para não comprometer de vez a sua saúde financeira, o técnico alviverde terá, logo de cara, muitos desafios pela frente. Talvez o maior deles seja acabar com a oscilação do Verdão na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o que foi a causa principal da reformulação feita pela diretoria em todo o departamento de futebol.

continua após a publicidade

O presidente Samir Namur já avisou que Tcheco é o técnico efetivo. Por isso, o treinador será cobrado por assumir essa função como qualquer outro profissional e precisará mostrar resultados imediatos à frente do time. “Ele é o técnico do Coritiba. Não é interino e é a nossa vontade que seja até o final do ano, mas a análise será feita na sequência. Se os resultados não vierem, vamos repensar a decisão sem problema nenhum”, avisou o dirigente.

O Coxa, na verdade, ainda não mostrou a sua cara na disputa da Série B. Mais do que isso, apesar de ter um bom aproveitamento no Couto Pereira, o time não teve nenhuma grande atuação e que fosse capaz de empolgar o sempre exigente torcedor.

Assim, Tcheco, agora no comando do Coritiba, terá que aliar bons resultados com apresentações mais competitivas. O treinador alviverde terá, logo de cara, “bombas” pela frente. Isto porque, nas duas próximas rodadas, o Coxa terá dois compromissos fora de casa, contra Atlético-GO e Criciúma. Jogar fora do Couto Pereira tem sido, até agora, algo complicado para o Verdão na luta para conseguir se manter definitivamente na briga pelo acesso.

continua após a publicidade

Em toda a Série B, o Alviverde conseguiu vencer apenas uma partida fora de casa. Não à toa, ao mesmo tempo em que tem o melhor rendimento jogando dentro dos seus domínios, o time coxa-branca tem um dos piores aproveitamentos como visitante na segunda divisão. Conseguir equilibrar a campanha e conseguir grandes resultados jogando fora de Curitiba será, talvez, o principal desafio do técnico Tcheco a partir de agora.

Integrante, até então, da comissão técnica permanente do clube, Tcheco conhece bem o elenco que tem em mãos. Esse foi o motivo principal da escolha da diretoria para o seu nome no comando a partir de agora. Por isso, há a expectativa de que o treinador consiga explorar melhor as características de alguns jogadores para fazer do Verdão um time mais competitivo na Série B. Não apenas no Couto Pereira, onde o clube já mostrou que é forte, mas especialmente fora de casa.

continua após a publicidade

Confira a tabela e a classificação da Série B!

Por sua história no Coritiba, o novo comandante terá um papel ainda mais fundamental na mudança de postura do time. É preciso mais engajamento e comprometimento na missão de devolver o clube para a primeira divisão. O treinador sabe bem o que é isso e conseguir fazer os jogadores entenderem esse espírito de Série B tão cobrado pela diretoria será também outro desafio.

Tcheco tem seu estilo de jogo, mas não deve fazer mudanças mais profundas para a sequência da Série B. Ele tem também uma tarefa individual a partir de agora: poder decolar com o clube e subir de patamar nesse começo de carreira de técnico perante aos olhos do cenário nacional.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!