Eleições

Sócios do Coritiba vão às urnas pra eleger o novo presidente

Candidatos à presidência do Coritiba, João Carlos Vialle, Pedro de Castro e Samir Namur foram cedo ao Couto Pereira e já votaram. Fotos: Felipe Rosa

A nova diretoria do Coritiba, que estará a frente do clube nos três próximos anos, será definida neste sábado (9). As eleições no Alviverde acontecem das 10h às 16h, no Espaço Belfort Duarte, no Estádio Couto Pereira. Ao todo, quase 7 mil associados (6.578) do Coxa podem votar e terão a missão de escolher o melhor grupo para administrar o clube a partir de 2018.

Três chapas estão concorrendo nas eleições do Coritiba. Samir Namur, da chapa Coritiba do Futuro, Pedro de Castro, da chapa Novo Coritiba e João Carlos Vialle, da chapa Sangue Verde, estão disputando o pleito coxa-branca. Dentre todas as propostas das três vias, uma será em comum: conduzir o Verdão, já em 2018, de volta à Série A do Campeonato Brasileiro.

Durante os debates e entrevistas realizadas nos últimos dias, inclusive feitas pela Tribuna do Paraná, os três candidatos afirmaram que o principal desafio será manter as contas em dia e, ao mesmo tempo, conseguir o acesso à primeira divisão. Para isso, a profissionalização do departamento de futebol é quase unanimidade entre as propostas dos três candidatos para a próxima temporada.

Samir Namur, da chapa Coritiba do Futuro, é advogado chegou a integrar a chapa Coxa Maior, do atual presidente Rogério Portugal Bacellar, mas acabou saindo e tornou-se presidente do conselho deliberativo do Coxa. Foi opositor a muitas ideias de pensamento e atitudes da atual diretoria e agora, no comando do Verdão, quer fazer o clube trilhar novos caminhos, sobretudo dentro de campo, já que nos últimos seis anos, o time alviverde, no Brasileirão, apenas lutou para não cair à segunda divisão.

Propostas da Coritiba do Futuro

Pedro de Castro, empresário e engenheiro civil, é o líder da chapa Novo Coritiba. Especializado em gestão de empresas, o candidato tem a seu favor o apoio do ex-presidente Vilson Ribeiro de Andrade. O ex-mandatário do Coxa, inclusive, teve muitos pedidos por parte de torcedores para concorrer ao pleito, mas acabou optando por ficar de fora e por apoiar Pedro de Castro nas eleições alviverdes.

Propostas da Novo Coritiba

Por fim, o médico João Carlos Vialle, da chapa Sangue Verde, representa a velha guarda do Coritiba. O candidato já participou de outras diretorias e afirmou que a prioridade da sua gestão será o futebol. Vialle integrou o grupo que foi campeão brasileiro de 1985 e também a diretoria que, em 2007, conduziu o Coxa da Série B para a elite do futebol nacional. A experiência é a principal aposta do candidato ao pleito coxa-branca.

Propostas da Sangue Verde

Informações

Os 6.578 eleitores do Coritiba deverão comparecer ao Espaço Belfort Duarte, no Estádio Couto Pereira para votar das 10h às 16h. A votação será realizada manualmente e o eleitor deverá estar portando o seu documento de identidade original e o seu smartcard (cartão de associado). O acesso será realizado pelos portões 17, 20 e 21.

Como a contagem será realizada feita manualmente, a tendência é de que o resultado seja divulgado somente no início da noite de sábado. Os três candidatos destacaram a importância da presença do maior número de associados possível que têm direito a voto para definirem o futuro do clube para o próximo triênio.

Confira as entrevistas com cada candidato:

Chapa Coritiba do Futuro

Chapa Novo Coritiba

Chapa Sangue Verde

Confira a cobertura das eleições em Tempo Real: