Quem segura?

Se vencer o Bahia, Coritiba igualará feito que não acontece desde 1978

Jogadores do Coritiba comemoram. Há 39 anos o clube não tinha um início tão arrasador. Foto: Satiro Sodré/Estadão Conteúdo

Vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Coritiba pode atingir mais uma importante marca no duelo desta quinta-feira, diante do Bahia, às 16h, no Couto Pereira. Se vencer o tricolor baiano, o Coxa, além de seguir brigando pela liderança do Brasileirão, conseguirá igualar a marca atingida pelo clube nos inícios dos campeonatos de 1973 e 1978, quando conseguiu, nas sete primeiras rodadas, cinco vitórias, um empate e uma derrota.

A perspectiva de que o Coritiba consiga igualar essa importante marca é grande. O Alviverde voltou a ser forte e, sobretudo, tem resgatado agora a paixão do torcedor, que, nas últimas temporadas, viu sempre o Verdão iniciar mal o Brasileirão e apenas lutar para não ser rebaixado no certame.

No Campeonato Brasileiro deste ano, o Coritiba tem surpreendido os adversários e feito bons jogos, tanto dentro, quanto fora de casa. O time, depois de seis jogos, vive um momento importante e, vencer Bahia e Corinthians, quinta-feira e domingo, respectivamente, no Couto Pereira, pode ser determinante para colocar o Coxa definitivamente na briga pela parte de cima da classificação da competição nacional.

“A postura do time já está dizendo o que queremos dentro do Campeonato Brasileiro. O time encaixou, tem vontade, determinação e qualidade técnica. O time é forte emocionalmente e não está esmorecendo nos momentos difíceis. O time não está sentindo os gols que toma e isso é muito importante”, cravou o diretor institucional do Coritiba, Ernesto Pedroso.

No Campeonato Brasileiro de 1973, o Coritiba conseguiu, nas sete primeiras rodadas, vencer CEUB-DF, Corinthians, Nacional, Paysandu e Sport, empatou com o Figueirense e foi derrotado pelo Fortaleza. Cinco anos mais tarde, a primeira fase do Brasileirão foi regionalizada. O Verdão, então, venceu Londrina, Brasil de Pelotas, Figueirense, Atlético e Maringá. O empate foi com o Joinville e o revés aconteceu no clássico estadual diante do extinto Colorado.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

Além desses dois anos, em 1972 o Coritiba também teve um bom desempenho nas primeiras rodadas. Nas sete primeiras partidas, o Verdão conseguiu quatro vitórias (contra Palmeiras, Bahia, Sergipe e Vitória), dois empates (diante de Santos e Botafogo) e perdeu uma vez, diante do Atlético-MG, fora de casa.

Recentemente, o melhor início de Brasileirão foi na temporada de 2013. Naquele ano, em sete rodadas, o Coxa se manteve invicto, atingiu 15 pontos quando venceu quatro partidas e empatou outras três. No começo da competição nacional, o Verdão, inclusive, chegou a liderar a tabela e ficou dez jogos invicto, mas caiu de produção, não conseguiu sustentar sua posição e lutou para não ser rebaixado ao final do Brasileirão.