Em 110 anos de história, o Coritiba já colecionou diversos títulos, campanhas inesquecíveis e, principalmente, jogos marcantes. E por isso a Gazeta do Povo/Tribuna quer saber: Qual é a partida mais importante do Coxa?

continua após a publicidade

São finais, goleadas, clássicos, duelos decisivos. Selecionamos dez confrontos marcantes para que você possa votar e, se você acha que faltou algum, diga nos comentários! Pesa o contexto histórico, o desenvolvimento do jogo, a conquista de um título etc.

Confira a lista e vote ao final!

Coritiba 2×1 Britânia (1917) – Jogo em que o Coritiba conquistou seu primeiro título na história

Coritiba conquista primeiro título. Coritiba/Site oficial

Coritiba 1×1 Athletico (1968) – O Coritiba vinha de um jejum de oito anos sem um título e estava prestes a perder a decisão para o rival. Mas, no último minuto, Paulo Vecchio fez o gol que deu a taça para o Coxa.

Paulo Vecchio comemora o gol do título. Arquivo GRPCOM
continua após a publicidade

Bahia 2×2 Coritiba (1973) – Pela primeira vez, o Alviverde disputou o Torneio do Povo, uma espécie de Campeonato Brasileiro com os times com a maior torcida dos principais estados na época. No jogo decisivo, o Coritiba empatou com o Bahia e faturou a taça da terceira e última edição do campeonato.

Coxa comemora conquista do Torneio do Povo. Arquivo GRPCOM.

Coritiba 0x0 Colorado (1977) – Um empate com sabor de vitória. Com o resultado, o Coxa conquistou o título paranaense de 1976 (que foi definido só no ano seguinte) e se tornou hexacampeão estadual, a maior sequência da sua história.

Coxa é hexa. Coritiba/Site oficial
continua após a publicidade

Bangu 1×1 Coritiba (1985) – Em um Maracanã lotado, o Coritiba empatou com o Bangu e nos pênaltis derrotou a equipe carioca, faturando o Campeonato Brasileiro, a maior conquista da história do clube.

Índio marca e Coxa vibra com gol no Maracanã. Agência O Globo

Coritiba 3×0 Athletico (1995) – Em um ano de crise financeira, o Coritiba se recuperou e, mesmo com um time mais limitado, conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O acesso veio justamente na vitória diante do maior rival, no Couto Pereira.

Coxa bate o Furacão na Série B. Arquivo GRPCOM

Coritiba 2×2 Paraná (1999) – Com um gol de Darci, lembrado até hoje, o Coxa empatou o terceiro jogo da final com o Paraná, favorito na ocasião, e faturou o Campeonato Paranaense, encerrando um jejum que já durava dez anos.

Coxa quebrou tabu sem títulos em 1999. Arquivo GRPCOM

Athletico 3×3 Coritiba (2004) – No famoso jogo em que Tuta mandou a Arena ficar em silêncio, o Alviverde arrancou o empate na reta final do confronto e, pela primeira vez, fez a festa na casa do rival.

Tuta comemora gol na Arena. Arquivo GRPCOM

Santa Cruz 2×3 Coritiba (2007) – É bem verdade que o Coxa já tinha garantido o acesso à elite, mas o duelo no Arruda ficou marcado. O time perdia por 2×1 até os 42 do segundo tempo, quando Keirrison empatou e logo depois, aos 48, Henrique Dias virou, dando o título da Série B ao Coritiba de forma emocionante.

Coritiba 6×0 Palmeiras (2011) – 2011 foi um ano especial para o Coritiba, mas a goleada em cima do Palmeiras no Couto Pereira foi o grande auge. Não só pela atuação de gala da equipe, que passou por cima do adversário, mostrando o seu bom futebol para o Brasil, mas também por ter chego a 24 vitórias seguidas, um recorde absoluto.

Coxa massacra o Palmeiras. Arquivo GRPCOM

VOTE NO JOGO MAIS IMPORTANTE DO COXA!

+ Mais do Coxa:

+ Dirceu Krüger é eleito o maior jogador da história do Coritiba
+ Você sabe tudo sobre o Coritiba campeão em 1985?

+ Você conhece os jogadores do Coritiba dos anos 90?


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?