Uma das principais contratações para a temporada de 2019, o meia Giovanni ainda não conseguiu se firmar no Coritiba. O jogador chegou com cartaz, assumiu a responsabilidade e vestiu a camisa 10 coxa-branca. Recebeu, na sua chegada, a chancela de Alex, ídolo do Verdão e o último grande armador que passou pelo clube. O início da sua trajetória na equipe até foi promissor, mas faltou sequência e, especialmente na Série B do Campeonato Brasileiro, ele não tem conseguido manter uma regularidade.

continua após a publicidade

Giovanni chegou depois de ser um dos principais nomes do Goiás na campanha do acesso na segunda divisão do ano passado. Foi um dos líderes em assistências do torneio e todos esses fatores fizeram a diretoria do Alviverde acreditar que o atleta poderia ser o maestro da equipe em 2019.

+ Leia também: CBF divulga dias e horários de sete rodadas da Série B

No início da sua trajetória, na disputa do Campeonato Paranaense, Giovanni viveu seus melhores momentos. Não dá para negar que o jogador dá um toque refinado ao meio de campo e provou isso no Estadual. Deu assistências e marcou seus únicos dois gols pelo Verdão nos duelos contra Cianorte, fora de casa, e FC Cascavel, no Couto Pereira.

continua após a publicidade

No meio do caminho, o meia não suportou a sequência de jogos e acabou se machucando. Demorou para engrenar novamente e voltou a ter uma sequência entre os titulares no início da Série B. Mas as atuações ainda estão abaixo do esperado. O armador não é nem de perto aquele que se destacou pelo Goiás.

+ Mais na Tribuna: Coritiba vai inaugurar loja em grande shopping

continua após a publicidade

Especialmente nas partidas realizadas no Couto Pereira, o jogador vem sofrendo uma pressão a mais do torcedor. O camisa 10, contratado para resolver os problemas do setor de criação, chegou a ser vaiado e bastante contestado pelos coxas-brancas. Mas, pelo menos publicamente, ele já provou que não tem se abalado com as críticas e, mesmo irregular, segue sendo o principal armador do elenco.

+ Viu essa? Coritiba valoriza Brasileirão de Aspirantes e traz reforços pro torneio

A falta de opções de qualidade para o setor impossibilitam o técnico Umberto Louzer de mexer nesta posição. No início da Segundona, o meia Thiago Lopes teve bons momentos no time, mas acabou se machucando e voltou a ficar à disposição recentemente, podendo brigar pela posição nesta intertemporada.

Neste começo de Série B, quando Giovanni não deu a resposta esperada, o treinador achou em Juan Alano a solução para o setor de criação. Foi ali, inclusive, que o jogador teve seus melhores momentos até agora na competição e pode ser uma peça importante para a sequência da temporada.

Mas, independentemente dessa fase de oscilação neste começo da Série B, Giovanni seguirá como a grande esperança do meio de campo do Coritiba para conseguir conquistar o acesso. A parada para a Copa América pode ser importante para ele se reencontrar e passar a ser decisivo daqui em diante.