Em Curitiba, Dado poderá ver jogadores do alternativo

Após a estada de 15 dias do elenco principal em Foz do Iguaçu, cidade que sediou a primeira etapa dos trabalhos de pré-temporada, o grupo titular do Coritiba volta a encontrar a equipe alternativa, responsável por iniciar as disputas do Campeonato Paranaense. Com os times treinando lado a lado no CT da Graciosa a partir de hoje, o técnico Dado Cavalcanti terá a oportunidade de, paralelamente à preparação dos titulares – que seguem em ritmo intenso de preparação pelas próximas duas semanas-, observar com afinco os bons valores do que começam a despontar no time de baixo, e já esboçar o processo de transição dos times no Estadual.

A intenção da comissão técnica é dar sequência aos treinamentos que foram iniciados em Foz. Desde ontem na Capital, os jogadores se reapresentam na tarde de hoje, no CT da Graciosa, e reiniciam os treinos ao lado do grupo alternativo que está em plena atividade no Paranaense. A tendência é que a segunda fase de preparação se estenda até o dia 13/2, véspera da partida contra o Rio Branco, válida pela 6.ª rodada e provável data para a estreia no Estadual.

No entanto, o clube admite que a programação não esteja totalmente fechada. A intenção é inserir o time titular de maneira gradual, evitando a troca de uma vez só com o grupo alternativo. O técnico Zé Carlos, que comanda o time B, acredita que os times num primeiro momento serão mesclados, até todos os jogadores titulares assumirem naturalmente a responsabilidade pela disputa do Estadual. ‘Muitos atletas do profissional vão chegar cansados da pré-temporada, e o (Dado Cavalcanti) pode estar mesclando (os grupos), e fazendo uma grande equipe com esses meninos. Tranquilamente. Nossa parte defensiva está legal, o Keirrison já conseguiu jogar o tempo inteiro, o Primão voltando a ser um menino alegre e o jogador que conhecemos da base, o Zé Rafael’, aposta o treinador.

Outro fator que pode contribuir no processo transitório é que, dentro do processo de preparação física vários jogadores do grupo titular já atingiram o estágio da forma física ideal, precisando de ritmo de jogo. De acordo com Dado Cavalcanti, apesar da nítida evolução física e tática, a equipe titular ainda necessita de ajustes pontuais.