Inspiração para hoje

Em 1998, Coxa fez 3×0 contra o Vitória, no Barradão

Apesar de ter o retrospecto totalmente desfavorável quando enfrenta o Vitória fora de casa, o Coritiba, no duelo de hoje terá que se inspirar no único resultado positivo colhido pelo clube em Salvador contra o rubro-negro na história do Campeonato Brasileiro. Em 1998, quando foi o sexto melhor time da competição nacional, o Alviverde derrotou o time baiano no Barradão por 3×0.

O ex-goleiro Régis, que foi um dos destaques daquele duelo, lembra da grande partida realizada pelo time coxa-branca, comandado na oportunidade pelo técnico Valdir Espinosa. “Nós tínhamos um time muito bom e o Vitória tinha o Petkovic em grande fase. Mas naquele dia nosso time jogou muito bem e o Macedo e o Sinval foram os grandes nomes da nossa equipe, que mais tarde chegou na fase decisiva do Campeonato Brasileiro”, lembrou Régis.

Montado por Valdir Espinosa, o Coritiba engoliu o Leão dentro do Barradão e abriu dois gols de vantagem ainda no primeiro tempo. Macedo abriu o placar aos 23 minutos e Sinval ampliou aos 37. Com uma boa vantagem, o time coxa-branca definiu o resultado aos 21 minutos da etapa final com outro gol anotado pelo artilheiro Sinval.

Além deste duelo, Régis enfrentou o Vitória outras vezes quando defendia também as cores do Paraná Clube. O ex-goleiro da dupla Paratiba acredita que o time baiano é quem vai ditar o ritmo da partida, mas acredita em um duelo equilibrado no Barradão. “Acho que será um jogo bem igual e bastante equilibrado. Os elencos se equivalem e um empate fora de casa é um bom resultado para o Coritiba. Quem vai ditar o ritmo do jogo será o Vitória e o Coritiba tem que reagir no momento em que sentir a partida. Será um jogo bem difícil”, pontuou Régis, que mora no Rio de Janeiro e trabalha no ramo da construção civil.

Diante do equilíbrio que o Campeonato Brasileiro apresenta nesta temporada, o ex-goleiro acredita que, independentemente do resultado do duelo de hoje, no Barradão, o Coritiba conseguirá escapar do rebaixamento. “O Coritiba tem os jogos finais dentro de casa. E ter essa vantagem de atuar ao lado do torcedor será importante. Acredito que o Coritiba não cai para a Série B”, arrematou o ex-camisa 1 do Verdão.

Recordação

O Coritiba, na vitória por 3×0 sobre o Vitória, atuou com Régis; Márcio Goiano, Gélson Baresi, Flávio e Rubens Júnior; Reginaldo Nascimento, Luiz Carlos, Sandoval e Yan; Macedo e Sinval. A temporada de 1998 traz boas recordações ao time coxa-branca. Depois de terminar a primeira fase do Campeonato Brasileiro na terceira colocação, com apenas três derrotas em 23 jogos, o Alviverde enfrentou a Portuguesa nas quartas de final do torneio e foi eliminado depois de perder no Canindé por 3×1 e empatar duas vezes no Couto Pereira. a primeira partida por 0x0 e a segunda por 2×2, quando vencia por 2×0 até os 38 do segundo tempo. Assim, terminou na sexta colocação, a melhor campanha da equipe deste o título de 1985 até então. Em 2003, o clube ficou em quinto lugar.