Escapou por pouco a segunda vitória seguida do Coritiba na Série B do Campeonato Brasileiro. Irregular e apresentando velhos erros cometidos antes da parada para a Copa América, o time coxa-branca saiu na frente, mas tomou a virada do Criciúma no último minuto, perdeu por 2×1 e a chance de se aproximar do G4 da segunda divisão. Com 12 pontos e na nona posição, o Verdão deve cair na tabela com o complemento da rodada e tem agora dois jogos em casa contra São Bento e Vila Nova para tentar reagir na competição nacional.

O duelo contra os paulistas acontece já na terça-feira que vem. Mesmo com um longo período de preparação, o Coritiba não apresentou nenhuma evolução nos primeiros 45 minutos. Pelo contrário. O time coxa-branca foi dominado pelo Criciúma durante quase todo o primeiro tempo. O Verdão, com problemas no meio de campo, abusou das ligações diretas e ficou pouco com a bola na primeira meia hora de partida.

O Criciúma, por sua vez, provou porque está próximo da zona de rebaixamento. Com dificuldades técnicas, o Tigre tinha mais posse de bola, mas não conseguia criar grandes chances de marcar. A primeira boa oportunidade veio somente aos 17 minutos, mas Vinicius, ex-Coritiba, cabeceou para fora após cruzamento de Reis.

+ Confira como foi o jogo entre Criciúma e Coritiba

O Coritiba, que já tinha dificuldades, se complicou mais quando o Criciúma adiantou a marcação e pressionou a saída de bola alviverde. O atacante Reis, de cabeça, e o lateral Marlon, em cobrança de falta, por pouco não abriram o placar para os catarinenses. O Verdão conseguiu um desafogo somente nos 15 minutos finais. A primeira chance de gol veio somente aos 32 minutos. Juan Alano deixou Sávio livre, o camisa 2 cruzou, mas Rodrigão, livre na área, errou o chute.

Na reta final do primeiro tempo, Rafinha, até então apagado, entrou no jogo. O camisa 7, aos 35 minutos, tabelou com Thiago Lopes, chutou forte, a bola desviou e o goleiro Luiz salvou. Ainda no final do primeiro tempo, em outra jogada de Rafinha pela esquerda, a defesa catarinense falhou e Juan Alano, na cara do gol, chutou em cima do goleiro Luiz.

O papo do intervalo fez bem ao Coritiba e o primeiro gol demorou apenas um minuto para sair. Em contra-ataque rápido, Rodrigão ajeitou para Thiago Lopes, que chutou da entrada da área e contou com o desvio em Derlan para abrir o placar em Santa Catarina. O Criciúma, então, foi com tudo para buscar o empate. Aos seis minutos, Derlan, após cobrança de falta, quase se redimiu e cabeceou com perigo.

+ Leia mais: Revelado no Coritiba, lateral está na mira do Athletico

O Tigre seguiu pressionando, mas parava na boa marcação imposta pelo Coritiba. Vinicius, aos nove, fez boa jogada pela esquerda, cruzou e Reis cabeceou para boa defesa de Wilson. Com tanta ofensividade, o Criciúma passou a dar espaços ao Coxa. No entanto, a equipe alviverde não conseguia aproveitar os espaços. Faltava, na verdade, capricho para aproveitar as chances e encaminhar a vitória.

Mais na base do desespero, o Criciúma rondava a área do Coritiba e conseguia chegar nos erros do Coritiba. O empate quase veio aos 28 minutos. Depois do cruzamento e da falha alviverde, Daniel Costa recebeu na entrada da área, mas isolou e desperdiçou boa chance de igualar o marcador.

Na reta final da partida, sobretudo depois da troca de Thiago Lopes por João Vitor, o Coritiba recuou demais. Acabou atraindo o Criciúma para o seu campo e foi bastante pressionado. Aos 31, depois do cruzamento, Daniel Costa tentou, Julimar cabeceou e Wilson salvou. Mas dois minutos mais tarde não teve jeito. Léo Gamalho apareceu livre entre os zagueiros e bateu sem chances para o goleiro coxa-branca e empatou a partida.

+ Confira a tabela e a classificação da Série B!

Foi o que o Coritiba precisava para voltar a jogar. No minuto seguinte, Juan Alano fez boa jogada, Rodrigão mandou de voleio e acertou a trave. Na sequência, Juan Alano tabelou com Lucas Tocantins, tentou acertar o ângulo e o goleiro Luiz fez grande defesa e evitou o segundo gol do Verdão.

O jogo esquentou no final. O Coritiba passou a buscar mais o ataque e o Criciúma seguiu pressionando. No último minuto, em um levantamento na área alviverde, Liel desviou e marcou o gol derradeiro.

SÉRIE B
9ª Rodada – 1º Turno

Criciúma 2×1 Coritiba

Local: Estádio Heriberto Hülse (Criciúma-SC)
Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Gols: Thiago Lopes, 1, Léo Gamalho, 33 do 2º; Liel aos 49 do 2ºT
Cartões amarelos: Reis, Wesley (CRI); Juan Alano, Wilson, Vitor Carvalho, Sabino (COR)
Público total: 2.489
Renda: R$ 44.265,00

Criciúma
Luiz; Marcos Vinícius, Platero, Derlan e Marlon; Liel, Wesley e Eduardo; Reis, Vinicius (Julimar) e Léo Gamalho.
Técnico: Gilson Kleina

Coritiba
Wilson; Sávio, Walisson Maia, Sabino e Fabiano; Luiz Henrique, Vitor Carvalho e Thiago Lopes (João Vitor); Juan Alano, Rafinha (Lucas Tocantins) e Rodrigão (Wanderley).
Técnico: Umberto Louzer

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!