Com as arquibancadas do Couto Pereira lotadas, o Coritiba conseguiu uma importante vitória por 2×1 em cima do Cuiabá neste sábado (25), pela Série B do Campeonato Brasileiro. Se em campo o Alviverde se superou ao buscar o placar depois de ter sofrido o empate, o destaque fora das quatro linhas ficou por conta da torcida, que construiu a marca do maior público do ano nos estádios do Paraná, acima inclusive de competições internacionais. Um total de 39.252 expectadores presenciaram o triunfo coxa-branca.

No Brasileirão 2019, tem sido frequente o apoio do torcedor. Desde a estreia do time na competição, o público tem comparecido. Primeiro, diante da Ponte Preta, e com ingressos gratuitos por conta da homenagem à Dirceu Krüger, 31.690 pessoas presenciaram a vitória do time por 2×0. Na sequência, contra o Londrina, a diretoria lançou uma promoção com ingressos no valor a partir de R$15 para três jogos (Londrina, Cuiabá e Paraná Clube). Com isso, 34.168 torcedores estiveram no Alto da Glória no empate sem gols diante do Tubarão.

+ Leia mais: Coritiba vence o Cuiabá na reestreia de Rafinha

Desta vez, os números foram ainda maiores. A última vez que o estádio coxa-branca recebeu um público próximo aos 40 mil torcedores em um jogo do Coritiba havia sido quando o time ainda figurava na Série A. Na partida diante do São Paulo, em novembro de 2017, o jogo foi visto por um público total de 38.059.

O número de expectadores neste sábado no Couto superou inclusive a marca do Athletico na Copa Libertadores. Diante do multicampeão Boca Juniors, o Furacão atraiu um público total de 32.133 pessoas na vitória por 3×0 na fase de grupos da competição. Em outra disputa internacional, a Recopa Sul-Americana, contra o River Plate, o Rubro-Negro levou 30.406 à Arena da Baixada.

+ Viu essa? A vitória do ‘cincão’ – a opinião do colunista Augusto Mafuz

Dando vida às arquibancadas de concreto do Couto Pereira, o torcedor coxa-branca cantou e pulou fazendo o estádio literalmente tremer com a grande movimentação de pessoas apoiando o time e celebrando a importante vitória em busca do acesso. Foi no grito que o time, que tinha largado na frente, mas cedeu o empate, foi buscar o gol vitorioso.

O diferencial ‘casa cheia’ deve continuar a ser um trunfo para o Coritiba na Série B, pelo menos, no próximo compromisso em casa. A ação promocional ainda será válida para o jogo diante do Tricolor, que acontecerá no dia 8 de junho.

+ Confira como foi o jogo entre Coritiba e Cuiabá!

Ainda que esteja incentivando o Verdão, o torcedor quer resultados. Uma faixa com os dizeres ‘Série A é obrigação’ e outras faixas penduradas de cabeça para baixo mostravam que os coxas-brancas querem ver o time de uma vez por todas na elite do futebol nacional.

Sabendo da importância de se contar com esse ‘12º jogador’, o elenco alviverde se sentiu abraçado. O técnico Umberto Louzer fez questão de destacar o ‘calor’ vindo das arquibancadas. “Quero agradecer o apoio do nosso torcedor. Mais uma vez eles deram um show, apoiando. No momento mais difícil ele abraçou a equipe”, afirmou.

+ Confira a tabela e a classificação da Série B!

O meia-atacante Rafinha, que fez sua reestreia com a camisa do time, explicou que é fundamental fazer do Couto Pereira um lugar em que a vitória será certa. “O apoio do público nos trouxe tranquilidade para desempenharmos nosso papel. Que cada vez mais com jogos em casa a torcida faça isso, nos apoie, que a gente possa voltar a ser forte e os times nos respeitem dentro de nossa casa”, destacou.