Surpresa?

Coritiba pode apostar em jovem lateral-esquerdo contra o Palmeiras

Léo Andrade atuando pelo sub-20 do Coritiba. Ele vem sendo observado há tempos pela comissão técnica. Foto: Divulgação/Coritiba FC

Uma “mudança de posição” na lista dos jogadores relacionados pelo Coritiba pode indicar uma surpresa para a partida desta segunda-feira (18), às 20h, contra o Palmeiras, no Pacaembu, jogo que fecha a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nomeado como opção para o meio-campo, Thiago Carleto pode voltar ao setor em São Paulo, com um jovem recém-integrado ao elenco profissional aparecendo na lateral-esquerda. Léo Andrade, que está oficialmente no período de “integração”, está disponível para o jogo, que vale ainda mais para o Cori por conta da entrada na zona de rebaixamento após os resultados do domingo (17).

O lateral de 19 anos é um dos destaques do Coritiba no Campeonato Brasileiro sub-20. Vem fazendo boas partidas e fez na última quarta (13) um dos gols da vitória sobre o Grêmio, em Cachoeira do Sul, resultado que deixa o Coxa perto da semifinal da competição. Já estava sendo avaliado por Marcelo Oliveira, que na sexta-feira (15) o integrou ao grupo principal e no dia seguinte confirmou a presença dele na delegação que seguiria a São Paulo.

Léo Andrade (que usa o sobrenome no time principal para evitar a confusão com o outro Léo, o lateral-direito, que inclusive cumprirá suspensão automática contra o Palmeiras) é um jogador de força física. Alto, também é opção do time de Sandro Forner nas bolas paradas. Essas características são bem diferentes das de Thiago Carleto e também de William Matheus, dois laterais mais afeitos ao apoio.

Carleto inclusive foi usado por bom tempo no meio-campo, na posição de armador – ou de um “segundo lateral”, fechando a linha de quatro pela esquerda. É uma possibilidade caso Marcelo Oliveira prefira fechar ainda mais o Coxa e jogar no contra-ataque no Pacaembu, aí até abrindo mão de Rafael Longuine ou mesmo de Matheus Galdezani. Já certo de que não atuaria com dois articuladores desde o início da partida (quer dizer, Longuine e Anderson não jogam juntos), o treinador optaria por um ferrolho para suportar a uma possível pressão palmeirense.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

Daí a surpresa – ou não – da lista de relacionados ter Thiago Carleto como meio-campista, ao lado de Alan Santos, Anderson, João Paulo, Jonas, Matheus Galdezani, Rafael Longuine e Tiago Real. Mas a maneira mais “habitual”, com Carleto na lateral-esquerda e Longuine no meio, é a favorita para começar jogando diante do Palmeiras.

Outras novidades no grupo de jogadores que seguiu para São Paulo são os retornos do lateral Rodrigo Ramos e dos atacantes Filigrana e Neto Berola. O colombiano foi o herói da vitória sobre o São Paulo, no Morumbi, na última vitória fora de casa do Coritiba no Campeonato Brasileiro.

Veja a lista completa na reprodução do site do Coritiba:

coxa1