Dessa vez não deu. Bastava uma simples vitória neste domingo (3) para o Coritiba permanecer na elite do futebol brasileiro. E até teve chance para isso, quando saiu na frente com um gol de Kléber. Mas diante de muita afobação e erros de passes, o Coxa levou a virada por 2×1 da Chapecoense e, com a vitória do Sport por 1×0 sobre o Corinthians, acabou rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

O Alviverde terminou o Brasileirão com 43 pontos, mesma pontuação do Vitória, que escapou da degola pelo saldo de gols (-7 a -8), e depois de sete anos voltará a disputar a segunda divisão nacional.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Diante de tanta emoção e tensão que rondava a Arena Condá – o Coritiba querendo escapar da degola e a Chapecoense em data de homenagens às vítimas do acidente aéreo do ano passado -, o jogo começou travado. Mas com a necessidade de buscar a vitória para não depender de ninguém na luta contra o rebaixamento, o Coritiba foi para cima da Chapecoense, tentando impor velocidade. Por outro lado, acabava permitindo espaços para o contra-ataque, principalmente pelo lado esquerdo, em cima de Thiago Carleto, que parecia desligado em campo.

continua após a publicidade

Só que os donos da casa só conseguiam levar perigo na base da bola parada de Reinaldo. Primeiro, o lateral bateu falta cruzada na área direta para o gol e obrigou Wilson a fazer boa defesa. Depois, levantou a bola na área, mas ninguém aproveitou.

Já o Coxa seguia tocando a bola e ganhando quase todas as divididas, e permanecendo no campo de ataque. E na primeira finalização certa, veio o gol. Aos 14, Kléber recebeu de Tiago Real na entrada da área, ajeitou e chutou de esquerda, acertando o ângulo de Jandrei.

Ao final da partida, choro e lamentação por parte dos jogadores do Coxa. Foto: Marcelo Andrade
continua após a publicidade

Um gol que poderia dar mais tranquilidade para o Alviverde. Só que em vantagem, a equipe coxa-branca recuou demais e viu a Chape pressionar e rondar a área a todo o momento, com muitos chutes de fora. Até que veio o empate. Aos 38, Elicarlos avançou pela direita e em cruzamento direto para o gol, acabou encobrindo Wilson e deixando tudo igual.

No segundo tempo, o Coritiba começou da mesma forma que iniciou a primeira etapa, dominando a bola e tentando se manter no campo de ataque. Mas os erros de passes impediam que o time levasse perigo e permitia à Chapecoense puxar contra-ataques perigosos.

Confira a classificação completa do Brasileirão

À medida que os gols iam saindo nos outros jogos, a tensão ia tomando conta da Arena Condá. E dos dois lados. A Chape ainda sonhava com a Libertadores, enquanto o Coxa precisava marcar para escapar da degola.

Mas quem cresceu mesmo foram os donos da casa, que passaram a exigir grandes defesas de Wilson, em falta e escanteios. A ansiedade era a grande adversária do Alviverde, que pouco chegava ao ataque e seguia errando muito, se atropelando em campo.

Nos últimos minutos finais, o Coritiba ficou mais perto da derrota do que da vitória. Sendo pressionado, o time coxa-branca não chegava no ataque e viu Apodi ainda acertar o travessão. Mas o pior ainda estava por vir. No último minuto, o Flamengo, de pênalti, virou em cima do Vitória. Um resultado que salvava o Coxa. Mas em uma falha da defesa, Tulio de Melo virou para a Chape e rebaixou o Alviverde.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
2º Turno – 38ª Rodada

CHAPECOENSE 2×1 CORITIBA

Chapecoense
Jandrei; Apodi, Douglas, Fabrício Bruno e Reinaldo; Moisés Ribeiro, João Pedro (Nadson, 13 do 2º), Elicarlos (Rodrigo Pelezinho, 28 do 2º) e Canteros; Arthur Caike e Wellington Paulista (Túlio de Melo, 31 do 2º).
Técnico: Gilson Kleina

Coritiba
Wilson; Léo, Thalisson Kelven, Cléber Reis e Thiago Carleto; Jonas, Vitor Carvalho (Anderson, 17 do 2º), Tiago Real e Daniel (Iago Dias, intervalo); Rildo (Keirrison, 27 do 2º) e Kléber.
Técnico: Marcelo Oliveira

Local: Arena Condá (Chapecó-SC)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Gols: Kléber, 14, Elicarlos, 38 do 1º; Tulio de Melo, 49 do 2º
Cartões amarelos: João Pedro, Fabrício Bruno, Reinaldo (CHA); Thiago Carleto, Jonas (COR)
Público pagante: 12.913
Renda: R$ 346.920,00