Outra derrota

Ataque falha e Coritiba perde em Caxias do Sul

O time que vinha de sete vitórias seguidas, marcando 19 gols e sofrendo um, agora não vence e não marca há três jogos. O jejum do Coritiba se ampliou com a derrota para o Juventude por 1×0, nesta quarta (11), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O resultado dá ao time gaúcho a vantagem de jogar pelo empate ou derrota por um gol de desvantagem (2×1, 3×2, 4×3 e assim sucessivamente) no jogo da volta, próxima quinta (19), no Couto Pereira – ao Coxa cabe vencer por dois gols de diferença para se classificar, ou por 1×0 para levar a decisão aos pênaltis.

Desde que chegou ao Alfredo Jaconi o Coritiba manifestou preocupação com o estado do gramado. No aquecimento, Robson Gomes falou que seria um jogo rápido. Antes da partida, Gilson Kleina disse que era preciso ter cuidado. Mas em treze minutos o time mostrou que não estava tão atento. Elisson primeiro errou uma saída de jogo. E depois a defesa alviverde parou em uma cobrança de escanteio e Wallacer pegou a sobra para abrir o placar.

E faltou ao Coxa organização tática para conseguir evoluir no jogo. Sem entrosamento, o setor ofensivo com Thiago Lopes, o estreante César Gonzalez, Negueba e Leandro criou muito pouco. “Precisamos nos movimentar mais, jogar melhor. Um gol para a gente é muito importante”, afirmou o zagueiro Rafael Marques, no intervalo da partida.

Mais uma vez jogando mal, Negueba não voltou para o segundo tempo. Entrou Vinícius, a mesma alteração do Atletiba decisivo do Campeonato Paranaense. A equipe melhorou, mas ainda finalizava pouco – e corria riscos nos contra-ataques dos donos da casa. Já que deixava espaços, Kleina pôs o Coxa definitivamente no ataque, sacando Thiago Lopes e colocando o paraguaio Ortega.

Foi quando o Coritiba conseguiu melhorar seu rendimento. Vinícius, que já merece ser o substituto de Juan enquanto o meia estiver lesionado, deu mais dinâmica ao meio alviverde, e conseguiu criar as melhores situações do time em Caxias. Com o garoto Raphael Veiga no lugar de Leandro, o Cori tentou a pressão na reta final da partida. Mas o Juventude se acertou e evitou que os visitantes chegassem com mais perigo.

FICHA TÉCNICA

COPA DO BRASIL
Segunda fase – Jogo de ida

JUVENTUDE 1×0 CORITIBA

Juventude: Elias; Vidal, Willian Klaus, Heverton e Pará; Vacaria, Itaqui (Bruno Ribeiro), Lucas e Wallacer; Dieguinho (Felipe Lima) e Dionas Bruno (Cairon). Técnico: Antonio Carlos Zago

Coritiba: Elisson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e Benitez; Ícaro, João Paulo, Thiago Lopes (Ortega) e César Gonzalez; Leandro (Raphael Veiga) e Negueba (Vinícius). Técnico: Gilson Kleina

Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul-RS)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Vitor Carmona Metestaine (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Gol: Wallacer 13 do 1º
Renda e público: não divulgados