Competição de cavalos usitanos na Sociedade Hípica Paranaense

A Sociedade Hípica Paranaense realiza hoje a fase decisiva de três concursos que têm por finalidade valorizar a raça Puro Sangue Lusitano. O CAN Concurso Nacional de Adestramento – conta com 34 conjuntos inscritos, dos estados RS, SP, PR, RJ, MG, será o carro chefe das atrações que vão movimentar a pista principal da SHP. Segundo Salim Nigri, representante da Confederação Brasileira de Hipismo e Adestramento, ?este ano o campeonato deve ter oito ou nove etapas. Curitiba foi escolhida para ser sede da primeira porque aqui é um dos grandes centros brasileiros do esporte?. A partir das 9h, começam as séries mais fracas e às 14h as mais fortes. Paralelamente ao CAN, está acontecendo o Concurso Nacional de Equitação de Trabalho. A função dos participantes é completar uma prova que simula um lida de campo com gado bravo, seguindo as tradições portuguesas. Silvio Asinelli, Vice-presidente do Núcleo do Cavalo Lusitano no Paraná, enfatiza que já é o segundo ano do evento, que tem por objetivo desenvolver a raça Lusitana no Estado.

A competição de Equitação de Trabalho é dividida em três partes: trabalho no chão, percurso sem tempo e percurso contra o tempo. Cento e vinte conjuntos estão participando.

Hoje, para quem se interessar, durante todo o dia vai acontece o Painel de Vendas, em que os criadores mostram e negociam seus cavalos. A entrada é aberta ao público.

Voltar ao topo