Após duas rodadas de ‘experiência’, os clubes do Campeonato Paranaense 2019 assinaram na terça-feira (5) contrato com a empresa Livemode para transmissão do torneio via streaming na plataforma Live FC. Pelo acordo, 35% da receita bruta das assinaturas (R$14,90/mês) ficará com os clubes, que farão rateio igualitário do dinheiro.

A Livemode mantém com 60% da verba, mas ao mesmo tempo arca com todos os custos de transmissão dos jogos. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) leva 5% do montante.

+ Confira os jogos e a classificação do Campeonato Paranaense

Os usuários podem usar a plataforma gratuitamente por 15 dias a partir do cadastro realizado no site. Não ficou definido, contudo, como será feita a divisão de eventuais cotas de patrocínio. O assunto deve ficar para a próxima temporada, mas ainda é possível que algum patrocínio pontual seja fechado. A tendência é de que todo o valor captado com publicidade seja rateado entre as 12 equipes, além da FPF.

+ Leia também: Clubes discutem mudanças no futebol paranaense com a Globo

Até aqui, quatro partidas do torneio já foram mostradas na internet. Na última rodada do primeiro turno, outras três serão exibidas: Londrina x Paraná; Athletico x Cianorte e Maringá x Cascavel. Os clubes podem passar até cinco jogos por rodada, mas a decisão do número de partidas transmitidas será feita caso a caso. A RPC, dona dos direitos de transmissão na TV aberta, mantém uma partida exclusiva por rodada – incluindo uma das semifinais e as finais de turno.

Perguntas e respostas sobre o streaming do Paranaense 2019:

De onde é a empresa que faz as transmissões?

A plataforma Live FC pertence à empresa brasileira Livemode, do criador dos canais Esporte Interativo, Edgar Diniz, e Sergio Lopes, ex-vice-presidente comercial do EI. A missão Livemode é “ajudar federações esportivas, ligas e times a ter sucesso na era digital engajando os fãs e desenvolvendo novas fontes de receitas para elas”

Quais outros campeonatos transmite?

Atualmente, além do Paranaense, a Copa do Nordeste é a única competição transmitida pelo Live FC.

Quais jogos pode passar por rodada?

No Paranaense, há restrição de cinco jogos por rodada no Live FC. Uma partida por rodada é exclusiva da RPC, dona dos direitos de transmissão do Estadual na televisão. Ou seja, os clubes têm direito a exibir todos os outros confrontos, mas não há garantia de que isso aconteça.

Qual o preço para acompanhar o Estadual?

R$ 14,90 por mês e ganha direito também a acompanhar todos os jogos da Copa do Nordeste. Os usuários podem usar a plataforma gratuitamente por 15 dias a partir do cadastro realizado no site.

Por que os jogos são pagos?

É uma obrigação contratual com a Globo e RPC. Quando o Athletico oficializou a venda de seus direitos de transmissão para a televisão, em janeiro, os clubes retomaram o direito de comercializar os jogos na internet, respeitando a exclusividade da TV.

Por que não há um preço único para o usuário comprar todo o campeonato, como ocorre com o Premiere?

A decisão faz parte do modelo de negócio do Live FC, que prefere cobrar mensalmente um valor mais baixo do que pedir uma quantia mais alta por todo o campeonato.

Quanto os clubes estão ganhando?

As receitas virão diretamente das vendas de assinaturas. A Livemode fica com 60%, enquanto os clubes levam 35%, divididos igualitariamente. A FPF recebe 5% do montante. Os custos operacionais são todos da empresa.

Quem é a equipe responsável pela transmissão das partidas?

A equipe que transmite as partidas é de responsabilidade da Livemode, que cobre todos os custos técnicos do evento.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!